Resenha Política : Resenha política-Robson Oliveira
Enviado por alexandre em 20/03/2013 11:28:58

Resenha Política

Robson Oliveira

Redimensionamento

Ao enviar para a Assembleia Legislativa um projeto de lei redimensionando os cargos comissionados existentes na Secretaria de Administração para a Casa Militar, O Governo do Estado comete mais um erro primário quando não explica didaticamente à população que não se trata de criação de novos cargos e sim redimensionamento. A falta da explicação propicia aos opositores distorcer a informação e desgastar a imagem já combalida do governador.

Inchaço

Prometeram no início da administração Confúcio Moura uma pseudo reforma administrativa com a justificativa de adequar a máquina governamental às novas tecnologias o que daria em tese mais celeridade ao serviço público estadual. Tudo não passou de casca. Concentraram a SEAD com DAS que, logo depois, seriam redimensionados para a nova estrutura. Terceiro ano de governo e a bendita reforma “revolucionária”trouxe mais problemas do que solução para um governador taxado por qualquer um de frouxo. Até os desqualificados jogadores de carteado falam mal.

Meditação

O Governo erra no varejo o que fertiliza o terreno para que as críticas floresçam no atacado, mesmo que muitas delas sejam germinadas por parasitas. As apostas dos estrategistas palacianos são com os recursos destinados as obras, emprestados do BNDES, para melhorar a imagem do mandatário e semear a campanha de reeleição. É possível que consigam desde que parem de pecar no varejo e evitem a improvisação. Confúcio Moura medita antes de ouvir e quando ouve não medita com o que ouviu.

Unanimidade

A recondução ao cargo de Procurador Geral de Justiça, por unanimidade, revela que o procurador Héverton Aguiar conseguiu um feito inédito: unir a instituição. A gestão de Aguiar no 'Parque' não se notabilizou apenas nas operações espetaculares, a exemplo a que defenestrou Valter Araújo da presidência da Assembleia Legislativa e colocou no banco dos réus mais de meia dúzia de deputados estaduais, sua administração interna na instituição também é elogiada por oito entre dez servidores.

 

Perfil

Quem estiver pensando que Herverto Aguiar pensa em troca o prédio do MP pelo Palácio Vargas - já andaram falando isso por ai - está enganado. De acordo com ele, não passa pela cabeça ingressar na vida partidária. Mesmo com credenciais para galgar qualquer cargo eletivo, assim como fez no Mato Grosso Pedro Taquis. O eleitor perde uma grande opção, mas o mundo jurídico continua ganhando um grande operador. Cada qual com seu perfil, Herverton ainda vai longe.     

Aviso

Nas últimas entrevistas concedidas nos veículos de comunicação, Héverton Aguiar avisou aos agentes públicos que não vai engavetar nenhuma denúncia nem permitir que os malfeitos continuem tungando o erário. Quem acredita que esta aparente calmaria é fruto de algum relaxamento dos órgãos fiscalizadores, tirem o cavalo da chuva antes que o vendaval o leve. Junto com o cavaleiro.

Apreensão

Há, nos bastidores de Brasília, o bochicho que uma grande operação policial deverá ocorrer em Rondônia com repercussões nacionais estrondosas. Verdade ou boato, é visível, especialmente entre ex-prefeitos e secretários, um clima de apreensão. Esta coluna abordou dois reeleitos que confirmaram o estado de tensão. No mundo empresarial o clima não é muito diferente. Não terá sido por falta de aviso, né?

Pedofilia

A operação do MP que desvendou uma rede de prostituição de menores revelou que uns vinte empresários, não apenas o proprietário do supermercado preso, utilizavam os mesmos serviços para dar vazão às volúpias sexuais. A diferença é que aqueles não contrataram para a 'sodomia' crianças de 12 anos, como fez o atacadista trancafiado. Um a um estão sendo convocados a depor. Vamos divulgar a lista completa no momento apropriado.

Aproveitado

Apesar das críticas provocadas pela nomeação do ex-deputado federal e ex-vice-governador Miguel de Souza para uma assessoria do Governo de Rondônia, o mandatário estadual acertou ao convidar Miguel porque aproveita a capacidade de um técnico que conhece como poucos os meandros do Governo Federal e pode dar uma boa contribuição à representação de Rondônia na Capital Federal. Aliás, é possível que a atual representante em Brasília, Elizete Lionel, seja designada para outras funções em Rondônia e Miguel de Souza assuma a vaga.

Alvo

Não vai ser fácil o governador manter em sua equipe a Secretaria de Educação, Isabel Luz, e a Procuradora Geral do Estado, Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira. As duas viraram alvo de repulsa dos deputados estaduais que exigem mudanças nas duas áreas. O governador Confúcio Moura faz ouvidos de mercador, mas, cedo ou tarde, terá que ceder às pressões. Ambas são ainda criticadas pelos servidores das pastas que administraram. “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, diz a sabedoria popular.

Calmaria

Ontem balançando para desocupar a moita, hoje quem colhe os louros é o Secretário da Casa Civil, Marco Antônio. O setor é o mais ágil do palácio e tem respondido com competência às demandas da máquina burocrática governamental. Na esfera política, mesmo ainda remanescendo algumas reclamações, as matérias do governo estão sendo aprovadas no Legislativo Estadual com facilidade.

Procrastinando

Mesmo com a publicação, nesta segunda-feira, da decisão que rejeitou os recursos apresentados pelo deputado federal Natan Donadon (PMDB), e que permitiria a prisão do parlamentar, ainda não é desta vez que ele vai deixar o Congresso para uma temporada numa unidade prisional. A defesa, em tese, ainda pode interpor novo recurso, caso entenda que há trecho da decisão obscuro. O prazo para o novo recurso procrastinatório é de cinco dias. E, óbvio, deverá ser protocolizado. Amir Lando ainda vai esperar por mais um tempo a vez de assumir a vaga no lugar do ex-aliado, visto que é o primeiro suplente do PMDB.

Rito

Depois que exaurir todas as possibilidades recursais para Natan Donadon, o que já está ocorrendo, a decisão é comunicada oficialmente ao Presidente da Câmara Federal para que a sentença seja efetivamente cumprida. O problema é que alguns célebres juristas advogam que caberá ao Parlamento a palavra final sobre a perda do mandato do colega condenado. Há, inclusive, entre magistrados, a mesma opinião. Basta entrar no Google para verificarmos a quantidade de posições sobre o tema e como provoca tantas controvérsias nos meios jurídicos. Imagine no contraditório mundo político!

Reflexão

A Semana Santa é época de reflexão, perdão, ressurreição e arrependimento. Mas também é quando o Judas é malhado. Geralmente os políticos são alvo da malhação da população. Neste ano a páscoa não vai ser doce para todos e muita gente fina está no cadafalso da malhação...

Arapuca

Os partidos nanicos que não estão acompanhando os bastidores do Congresso Nacional vão ser pegos de surpresa com um item da reforma política que começa a ganhar forma nas comissões permanentes do Congresso Nacional. É que os grandes partidos decidiram por fim às coligações proporcionais, o que diminuiria as probabilidades das legendas pigmeias elegerem parlamentares sem a ajuda de outras agremiações para que possam atingir o coeficiente mínimo exigido. A arapuca está armada e somente vai à votação dias antes de quatro de outubro.

Alternativa

A saída para as legendas nanicas seria a possibilidade de formação de confederações partidárias, mas nem esta proposta os grandes partidos querem aceitar. Fizeram os cálculos e perceberam que sem coligações suas bancadas aumentam substancialmente, além de engordarem a divisão dos repasses financeiros com o fundo partidário.

Espólio I

Percebendo a arapuca política, Marina Silva suspendeu a criação de um novo partido, montou uma rede sem cunho ideológico que pudesse abrigar em sua sombra os partidários da sustentabilidade remanescentes das legendas que forem fulminadas.

Espólio II

O DEM e o PPS, que podem ser afetados com a reforma política, servem hoje de sublegenda do PSDB. Para se fundir falta apenas o ato formal. O PMDB, PT, PSB, PTB, PSD e PCdoB dividiriam o resto do espólio. O PSOL sobreviveria porque ainda não se deixou contaminar pelo mesmo ‘pragmatismo’ eleitoral petista. Uma questão de tempo.

 

Desafinado

O deputado federal Padre Tom, do Partido dos Trabalhadores, comemorou pelo facebook a decisão final do STF em relação a denegação dos embargos opostos pelo deputado federal do PMDB Natan Donadon. Provocado à comemorar da mesma forma quando chegar a hora do STF mandar cumpri a sentença contra os companheiros petistas, o deputado respondeu: "Quem deve tem que pagar. Quero ver a Câmara se pronunciar". Tom está correto e afinado com a população. Resta agora conhecer qual a opinião do parlamentar sobre a encrenca petista na capital rondoniense. Não vi nenhuma nota do deputado sobre esta partitura desafinada que ainda vai levar muita gente à tocar piano...

Solidariedade

Mesmo atrasado, visto que a coluna geralmente é publicada às terças-feiras, registro a modesta solidariedade da coluna ao Rondoniagora pelo atentado sofrido na semana passada. Igualmente me solidarizo pela recuperação do colega Eliânio Nascimento que foi acometido por um problema cardíaco. Quem pensa que cala a imprensa com bala está equivocado. Pode amedrontar momentaneamente, mas une todos pela liberdade de imprensa: bem maior de um Estado Democrático a ser protegido.

 

Sucesso

Maria Clara, cantora rondoniense que começa a fazer sucesso no eixo sudeste-sul, teve seu CD "Violetas" divulgado durante o programa do Faustão, domingo passado. A linda cantora pode ser vista pelo You Tube: basta colocar o nome dela e a música "Violetas". As cenas foram gravadas no deserto de atacama, Chile. São delumbrantes, e a música da melhor qualidade. Faustão prometeu levar em breve a jovem cantora rondoniense ao programa. Sucesso!  



Resenha Política

Robson Oliveira

Redimensionamento

Ao enviar para a Assembleia Legislativa um projeto de lei redimensionando os cargos comissionados existentes na Secretaria de Administração para a Casa Militar, O Governo do Estado comete mais um erro primário quando não explica didaticamente à população que não se trata de criação de novos cargos e sim redimensionamento. A falta da explicação propicia aos opositores distorcer a informação e desgastar a imagem já combalida do governador.

Inchaço

Prometeram no início da administração Confúcio Moura uma pseudo reforma administrativa com a justificativa de adequar a máquina governamental às novas tecnologias o que daria em tese mais celeridade ao serviço público estadual. Tudo não passou de casca. Concentraram a SEAD com DAS que, logo depois, seriam redimensionados para a nova estrutura. Terceiro ano de governo e a bendita reforma “revolucionária”trouxe mais problemas do que solução para um governador taxado por qualquer um de frouxo. Até os desqualificados jogadores de carteado falam mal.

Meditação

O Governo erra no varejo o que fertiliza o terreno para que as críticas floresçam no atacado, mesmo que muitas delas sejam germinadas por parasitas. As apostas dos estrategistas palacianos são com os recursos destinados as obras, emprestados do BNDES, para melhorar a imagem do mandatário e semear a campanha de reeleição. É possível que consigam desde que parem de pecar no varejo e evitem a improvisação. Confúcio Moura medita antes de ouvir e quando ouve não medita com o que ouviu.

Unanimidade

A recondução ao cargo de Procurador Geral de Justiça, por unanimidade, revela que o procurador Héverton Aguiar conseguiu um feito inédito: unir a instituição. A gestão de Aguiar no 'Parque' não se notabilizou apenas nas operações espetaculares, a exemplo a que defenestrou Valter Araújo da presidência da Assembleia Legislativa e colocou no banco dos réus mais de meia dúzia de deputados estaduais, sua administração interna na instituição também é elogiada por oito entre dez servidores.

 

Perfil

Quem estiver pensando que Herverto Aguiar pensa em troca o prédio do MP pelo Palácio Vargas - já andaram falando isso por ai - está enganado. De acordo com ele, não passa pela cabeça ingressar na vida partidária. Mesmo com credenciais para galgar qualquer cargo eletivo, assim como fez no Mato Grosso Pedro Taquis. O eleitor perde uma grande opção, mas o mundo jurídico continua ganhando um grande operador. Cada qual com seu perfil, Herverton ainda vai longe.     

Aviso

Nas últimas entrevistas concedidas nos veículos de comunicação, Héverton Aguiar avisou aos agentes públicos que não vai engavetar nenhuma denúncia nem permitir que os malfeitos continuem tungando o erário. Quem acredita que esta aparente calmaria é fruto de algum relaxamento dos órgãos fiscalizadores, tirem o cavalo da chuva antes que o vendaval o leve. Junto com o cavaleiro.

Apreensão

Há, nos bastidores de Brasília, o bochicho que uma grande operação policial deverá ocorrer em Rondônia com repercussões nacionais estrondosas. Verdade ou boato, é visível, especialmente entre ex-prefeitos e secretários, um clima de apreensão. Esta coluna abordou dois reeleitos que confirmaram o estado de tensão. No mundo empresarial o clima não é muito diferente. Não terá sido por falta de aviso, né?

Pedofilia

A operação do MP que desvendou uma rede de prostituição de menores revelou que uns vinte empresários, não apenas o proprietário do supermercado preso, utilizavam os mesmos serviços para dar vazão às volúpias sexuais. A diferença é que aqueles não contrataram para a 'sodomia' crianças de 12 anos, como fez o atacadista trancafiado. Um a um estão sendo convocados a depor. Vamos divulgar a lista completa no momento apropriado.

Aproveitado

Apesar das críticas provocadas pela nomeação do ex-deputado federal e ex-vice-governador Miguel de Souza para uma assessoria do Governo de Rondônia, o mandatário estadual acertou ao convidar Miguel porque aproveita a capacidade de um técnico que conhece como poucos os meandros do Governo Federal e pode dar uma boa contribuição à representação de Rondônia na Capital Federal. Aliás, é possível que a atual representante em Brasília, Elizete Lionel, seja designada para outras funções em Rondônia e Miguel de Souza assuma a vaga.

Alvo

Não vai ser fácil o governador manter em sua equipe a Secretaria de Educação, Isabel Luz, e a Procuradora Geral do Estado, Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira. As duas viraram alvo de repulsa dos deputados estaduais que exigem mudanças nas duas áreas. O governador Confúcio Moura faz ouvidos de mercador, mas, cedo ou tarde, terá que ceder às pressões. Ambas são ainda criticadas pelos servidores das pastas que administraram. “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, diz a sabedoria popular.

Calmaria

Ontem balançando para desocupar a moita, hoje quem colhe os louros é o Secretário da Casa Civil, Marco Antônio. O setor é o mais ágil do palácio e tem respondido com competência às demandas da máquina burocrática governamental. Na esfera política, mesmo ainda remanescendo algumas reclamações, as matérias do governo estão sendo aprovadas no Legislativo Estadual com facilidade.

Procrastinando

Mesmo com a publicação, nesta segunda-feira, da decisão que rejeitou os recursos apresentados pelo deputado federal Natan Donadon (PMDB), e que permitiria a prisão do parlamentar, ainda não é desta vez que ele vai deixar o Congresso para uma temporada numa unidade prisional. A defesa, em tese, ainda pode interpor novo recurso, caso entenda que há trecho da decisão obscuro. O prazo para o novo recurso procrastinatório é de cinco dias. E, óbvio, deverá ser protocolizado. Amir Lando ainda vai esperar por mais um tempo a vez de assumir a vaga no lugar do ex-aliado, visto que é o primeiro suplente do PMDB.

Rito

Depois que exaurir todas as possibilidades recursais para Natan Donadon, o que já está ocorrendo, a decisão é comunicada oficialmente ao Presidente da Câmara Federal para que a sentença seja efetivamente cumprida. O problema é que alguns célebres juristas advogam que caberá ao Parlamento a palavra final sobre a perda do mandato do colega condenado. Há, inclusive, entre magistrados, a mesma opinião. Basta entrar no Google para verificarmos a quantidade de posições sobre o tema e como provoca tantas controvérsias nos meios jurídicos. Imagine no contraditório mundo político!

Reflexão

A Semana Santa é época de reflexão, perdão, ressurreição e arrependimento. Mas também é quando o Judas é malhado. Geralmente os políticos são alvo da malhação da população. Neste ano a páscoa não vai ser doce para todos e muita gente fina está no cadafalso da malhação...

Arapuca

Os partidos nanicos que não estão acompanhando os bastidores do Congresso Nacional vão ser pegos de surpresa com um item da reforma política que começa a ganhar forma nas comissões permanentes do Congresso Nacional. É que os grandes partidos decidiram por fim às coligações proporcionais, o que diminuiria as probabilidades das legendas pigmeias elegerem parlamentares sem a ajuda de outras agremiações para que possam atingir o coeficiente mínimo exigido. A arapuca está armada e somente vai à votação dias antes de quatro de outubro.

Alternativa

A saída para as legendas nanicas seria a possibilidade de formação de confederações partidárias, mas nem esta proposta os grandes partidos querem aceitar. Fizeram os cálculos e perceberam que sem coligações suas bancadas aumentam substancialmente, além de engordarem a divisão dos repasses financeiros com o fundo partidário.

Espólio I

Percebendo a arapuca política, Marina Silva suspendeu a criação de um novo partido, montou uma rede sem cunho ideológico que pudesse abrigar em sua sombra os partidários da sustentabilidade remanescentes das legendas que forem fulminadas.

Espólio II

O DEM e o PPS, que podem ser afetados com a reforma política, servem hoje de sublegenda do PSDB. Para se fundir falta apenas o ato formal. O PMDB, PT, PSB, PTB, PSD e PCdoB dividiriam o resto do espólio. O PSOL sobreviveria porque ainda não se deixou contaminar pelo mesmo ‘pragmatismo’ eleitoral petista. Uma questão de tempo.

 

Desafinado

O deputado federal Padre Tom, do Partido dos Trabalhadores, comemorou pelo facebook a decisão final do STF em relação a denegação dos embargos opostos pelo deputado federal do PMDB Natan Donadon. Provocado à comemorar da mesma forma quando chegar a hora do STF mandar cumpri a sentença contra os companheiros petistas, o deputado respondeu: "Quem deve tem que pagar. Quero ver a Câmara se pronunciar". Tom está correto e afinado com a população. Resta agora conhecer qual a opinião do parlamentar sobre a encrenca petista na capital rondoniense. Não vi nenhuma nota do deputado sobre esta partitura desafinada que ainda vai levar muita gente à tocar piano...

Solidariedade

Mesmo atrasado, visto que a coluna geralmente é publicada às terças-feiras, registro a modesta solidariedade da coluna ao Rondoniagora pelo atentado sofrido na semana passada. Igualmente me solidarizo pela recuperação do colega Eliânio Nascimento que foi acometido por um problema cardíaco. Quem pensa que cala a imprensa com bala está equivocado. Pode amedrontar momentaneamente, mas une todos pela liberdade de imprensa: bem maior de um Estado Democrático a ser protegido.

 

Sucesso

Maria Clara, cantora rondoniense que começa a fazer sucesso no eixo sudeste-sul, teve seu CD "Violetas" divulgado durante o programa do Faustão, domingo passado. A linda cantora pode ser vista pelo You Tube: basta colocar o nome dela e a música "Violetas". As cenas foram gravadas no deserto de atacama, Chile. São delumbrantes, e a música da melhor qualidade. Faustão prometeu levar em breve a jovem cantora rondoniense ao programa. Sucesso!  

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia