Regionais : Mobilização por eleições limpas
Enviado por alexandre em 04/09/2010 20:56:20



Mobilização por eleições limpas reúne órgãos e população em Rondônia

Porto Velho – A conscientização da população sobre a importância das eleições limpas foi o tema do Dia D de Combate à Corrupção Eleitoral e Dia Nacional das Audiências Públicas. A mobilização foi realizada hoje (3/9) na praça Jonathas Pedrosa, de 9h às 15h, com a participação de representantes do Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ministério Público do Estado, Associação Ministério Público de Rondônia (Ampro), Instituto de Direito Eleitoral de Rondônia (Idero), Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron), convidados, população e imprensa.
Após os hinos nacional e do estado de Rondônia, executados pela banda da Base Aérea de Porto Velho, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Zelite Carneiro salientou que a união dos órgãos pelo combate à corrupção eleitoral é um grande passo para eleições limpas. Representantes dos órgãos que trabalharam para a realização do evento transmitiram mensagens de conscientização para a população.
O procurador-chefe do Ministério Público Federal, Reginaldo Trindade, proferiu discurso alertando os eleitores das conseqüências da compra e venda de votos. "Precisamos refletir sobre a importância da ocasião. Ao votar no dia 3 de outubro, o eleitor, em apenas alguns instantes, pode decidir os rumos do país", disse.
Para procurador regional eleitoral, Heitor Soares, a escolha de representantes deve ser feita pelo que efetivamente eles podem nos oferecer como dirigentes da nação, como realizadores dos desejos comuns de qualquer cidadão, não pelo oferecimento de vantagem individuais imediatas de qualquer natureza”.
Durante a realização do evento, a população participou ativamente com perguntas e relatos de como estão sendo feitos pedidos de votos em algumas localidades de Porto Velho. Foram orientados dos procedimentos que devem ser feitos e ainda conversaram abertamente com os procuradores eleitorais que permaneceram junto da população.

A participação da sociedade foi considerada expressiva pelos organizadores, pois demonstra que as eleições limpas são de interesse de todos.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia