Brasil : Educação
Enviado por alexandre em 24/04/2010 11:11:25



Enquanto a prefeitura de Ouro Preto paga R$ 5 mil por um curso de libras o governo do estado oferece grátis o mesmo curso isso é respeito ou não com o dinheiro público?

SEDUC promove 14ª edição do curso de Libras

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai realizar no período de 22/04 a 25/05, no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) a 14ª edição do curso básico de Libras. Participarão professores da rede estadual e municipal de ensino, assim como membros da comunidade acadêmica, num total de 30 integrantes.

As aulas acontecerão no horário de 08h às 10h:30 min, no auditório do CAS.O objetivo é difundir a Língua Brasileira de Sinais (Libras), no Estado de Rondônia.

A Gerente de Educação, Prof. Sônia Casimiro, fez a abertura do curso no último dia 22/04 e destacou a importância da Libras nas escolas, ressaltando a necessidade da capacitação de funcionários, inclusive da própria Seduc.

A Subgerente de Educação Especial, Prof. Vera Regina, ressaltou o avanço na capacitação dos profissionais da educação com a contratação dos instrutores surdos Francisco Adison e Sérgio Maciel que, além de intensificar a realização de novos cursos (sendo este o quinto em 2010), também garantiu a melhoria na qualidade do ensino.

O módulo I do curso básico de Libras oferece dentre os conteúdos programáticos noções da história da educação de surdos, identidade e cultura surda, assim como a estrutura gramatical da língua de sinais, especificamente a sua base morfológica, identificando as relações pertinentes à língua portuguesa. É um curso prático uma vez que trata de uma língua viso-espacial, exigindo dos participantes concentração e desprendimento.

A coordenação do curso é das professoras Aldelina Rabello e Alba Patrícia Correia. O ministrante é o instrutor surdo Francisco Adison que é proficiente pelo PROLIBRAS/MEC, um exame que certifica, anualmente, docentes, e tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, criado pelo Ministério da Educação. Ele também é capacitado pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), tendo também ministrado vários cursos pelo CAS.


Meiry Santos
Assessoria de Imprensa SEDUC

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia