Regionais : Secretária de Saúde de Espigão alerta para vacinação neste sábado
Enviado por alexandre em 24/04/2010 10:56:19



Secretária de Saúde de Espigão alerta para vacinação neste sábado

Laura Guedes alerta a população, principalmente os jovens de 20 a 29 anos, cuja última etapa de vacinação para esta faixa etária, não atingiu a meta, que procurem os profissionais de saúde neste sábado (24), na Praça Paulo Balbinot no centro de Espigão. A vacinação se estenderá para até as pessoas com 39 anos e idosos portadores de doenças crônicas.

Neste sábado (24) a Secretaria Municipal de Saúde de Espigão do Oeste (SEMSAU), promoverá mais uma etapa de vacinação contra a gripe H1N1 e também contra a gripe “comum”, para idosos.

O objetivo é atender toda a população que não foi atingida em etapas anteriores. De acordo com a secretária de saúde Laura Guedes, haverá vacina para crianças de seis meses até menores de dois anos, pessoas de 20 a 29 e de 30 a 39 anos. As grávidas em qualquer período da gestação e pessoas com doenças crônicas, especialmente idosas também deverão ser vacinadas.

A vacina estará disponível com os profissionais de saúde na Praça Municipal de Espigão do Oeste e segundo divulgação da administração municipal, haverá ônibus em todos os bairros da cidade para conduzir as pessoas até o local da vacinação (Independente de serem idosos ou não), elas também serão reconduzidas aos seus bairros após serem imunizadas.

A secretária também informou na entrevista cedida a Rádio Sociedade Espigão 1570 kHz, que no tocante a vacina contra a gripe sazonal (gripe comum), para idosos com 60 anos ou mais, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), também disponibilizará profissionais para atendimento volante.

Segundo a Laura Guedes os idosos que não puderem ir até a praça para se vacinarem, receberão a imunização em casa, bastando apenas os parentes e/ou responsáveis, comunicar o fato aos profissionais, informando também o endereço.

A secretária de saúde Laura Guedes fez um apelo às pessoas que estão dentro da faixa etária da vacinação contra a gripe H1N1 (Gripe Suína). Segundo ela, instituições religiosas, sites e até canais de imprensa com mais acessibilidade por parte da população, veicularam a informação de que a vacina faz mal a saúde e apelaram para misticismos religiosos, pregando que a vacina, seria produzida por cientistas ligados ao “Demônio”.

“Não existe isso. A única contra-indicação seria para as pessoas que tem alergia ao ovo, do contrário não há contra-indicação. Por causa desse tipo de noticia mentirosa, milhares de pessoas podem acabar morrendo. Em Rondônia, já se soma 16 casos diagnosticados, 2 óbitos, 8 casos a espera de resultados dos exames e um dos óbitos foi de uma mulher grávida em Porto Velho”, disse a secretária.

Laura Guedes também alertou para a higiene. “É preciso que as pessoas continuem tomando os cuidados necessários para não serem infectadas. Quando espirrarem sempre usarem lenços de papel de preferência, lavar constantemente as mãos, esterilizá-las sempre que possível com álcool e demais cuidados que são primordiais para se evitar uma epidemia”, afirmou Laura Guedes.

A gripe suína esta ai, não podemos dar folga.

Fonte: Salim Salles

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia