Justiça : Queimadas
Enviado por alexandre em 26/08/2010 01:38:25



Clima e baixa umidade deixam Corpo de Bombeiros em alerta total
O Corpo de Bombeiros de Ouro Preto do Oeste permanecem de prontidão diariamente para o combate aos incêndios em vegetação nos municípios da região central do Estado. Nesse período de estiagem e baixa umidade relativa do ar, já foram registrado vários incêndios em vegetação na região.

Nos últimos dias aconteceram incêndios de grandes proporções, como em uma reserva ambiental localizada próximo a um loteamento residencial e na área da Estação Experimental da Ceplac em ambos as características apontam que foram criminosos, ou seja, provocados pela ação insana do homem.

Diariamente o Corpo de Bombeiros atende diversos chamados de incêndio em vegetação e segundo os solicitantes são provocados por pessoas que por descuido ou até mesmo por querer coloca fogo na vegetação.

De acordo com o delegado da DP de Ouro Preto Dr. Cristiano Martins Matos, todos os dias são registradas ocorrências de natureza “Incêndio em Vegetação”, e nestes casos é solicitado um laudo pericial da área atingida. Segundo o delegado é difícil atestar que o incêndio foi criminoso e o ou infratores sejam penalizados conforme preconiza a legislação ambiental vigente no país.

“Caso chegamos a identificação da pessoa que provocou o incêndio vamos aplicar os rigores da Lei, e desta forma vamos coibir esta pratica que em muitos casos é punível”, disse o delegado Matos.

Prática perigosa

O Corpo de Bombeiros alerta para o crescimento do risco das queimadas, pois os meses de julho, agosto e setembro são o período do ano em que ocorrem mais incêndios no Estado. Um dos maiores problemas ainda é a prática das queimadas para a preparação do solo em função de atividades agrícolas e pecuárias, como plantio ou formação de pastagens.

Autor: Alexandre Araujo

Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia