Política : PMDB
Enviado por alexandre em 22/08/2010 03:21:00



Confúcio protagoniza o mais emocionante programa do horário eleitoral
Quem estava em casa na noite da última sexta-feira e assistiu ao programa eleitoral gratuito da coligação “Aliança por Uma rondônia Melhor para Todos” não teve como não se emocionar ao ver alguns dos mais destacados nomes do pioneirismo rondoniense falarem, emocionados, sobre suas histórias. Emocionado, mas sempre com a serenidade e tranquilidade que lhe é inerente, também ficou o candidato Confúcio Moura ao falar de sua infância, de sua chegada ao “Eldorado” de Getúlio Vargas, de sua família e do amor que sente por “esta terra abençoada”.
Diferentemente de quem vê na infância pobre um estigma, algo do que se envergonhar, o candidato peemedebista surpreendeu ao falar, sorridente, sobre quando era criança nos confins do Tocantins: “gente, a minha infância foi uma infância muito agradável. Eu tenho orgulho dela. Embora seja aquela infância pobre...então ali todo mundo igual, aquela igualdade por baixo. Do pobre né. Ninguém nem sabia o que era rico”.
Frases simples e carregadas de sabedoria, uma sabedoria sertaneja, e muita emoção foram repetidas por Confúcio Moura, como a frase que ele lembra ter sido proferida pelo pai sobre as “bandalheiras” do mundo: “a maior esperteza do homem é ser honesto. Isso é o máximo”.
Nos depoimentos dos familiares, dos parentes distantes, amigos e amigas de infância, amigos e amigas de escola, professores, vizinhos, vizinhas, Confúcio Moura foi, o tempo todo, citado como referência, principalmente para os que, como ele, enfrentaram as adversidades e buscaram cursar o ensino superior.
“Pra minha geração especialmente. Foi nosso primeiro primo que esteve na universidade. Hoje, sou professora universitária. Então pra nós ele sempre foi uma referência. De alguém que estudou e levou a família adiante né. ”, disse Dione Moura, prima.

Médico social
Sobre a carreira de médico em Ariquemes na década de 70, Confúcio lembrou, sempre com bom humor: “eu fui sempre um médico social né. Um médico comunitário. Eu sou aquele médico sem especialidade. Eu era o primeiro médico, não tinha outro, não tinha jeito de fugir de mim. Querendo ou não querendo tinha que cair na minha mão”.
Ao término do programa, a frase dita por ele ainda na Convenção Estadual do partido, quando foi aclamado candidato ao Governo do Estado pelos partidos aliados: “Eu quero ser governador para mudar Rondônia. Porque Rondônia meus amigos, Rondônia, Rondônia pode mais, muito obrigado!”
Assessoria

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia