Regionais : AROM integra comitê de combate aos incêndios florestais em Rondônia
Enviado por alexandre em 17/08/2010 17:30:40



AROM integra comitê de combate aos incêndios florestais em Rondônia

Por terra, céu e pelo ar. É como serão enfrentados os inúmeros incêndios das áreas rurais de Rondônia, pelas autoridades ambientais em uma força-tarefa montada pelo Corpo de Bombeiros, Ibama, Exército, Aeronáutica, Marinha, Instituto Chico Mendes, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Associação Rondoniense de Municípios. Estes órgãos formam o ‘Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais’. As estratégias de atuação começaram a ser traçadas nesta terça (17/08), em Porto Velho.


Na primeira reunião do Comitê, os participantes expuseram o grau de dificuldade para o enfrentamento, diante da complexidade dos incêndios. O Tenente Coronel Ginival, do Corpo de Bombeiros, explica que a prioridade está no município de Cujubim, onde há maior concentração de focos de queimadas. Ele informou que as operações são, ao mesmo tempo, preventivas e de combate. Isto porque, pretende-se evitar a superlotação de hospitais, com o iminente risco de caos no setor da saúde pública.


De acordo com o coordenador do Previ-fogo/Ibama, Roberto Fernandes, as operações contarão com a ajuda de técnicos especializados de Brasília, que trarão equipamentos de ponta, para conter queimadas de longa escala. Segundo Roberto, as causas dos incêndios estão ligadas à baixa umidade relativa do ar, a alta temperatura e, principalmente, a possibilidade de impunidade, por parte dos proprietários ou invasores das áreas impactadas.


Da reunião, ficaram definidas as medidas de atuação, com a mobilização de um efetivo de brigadistas, que serão constituídos pelos órgãos participantes. Segundo o representante da AROM, Caio Bispo, os municípios serão informados das operações. Bispo informou ainda que, o comitê contará com o apoio logístico das prefeituras no que diz respeito ao transporte de pessoal, alimentação, entre outras ajudas possíveis.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia