Regionais : Cassol volta ao Rio Pardo e reafirma: regularização fundiária
Enviado por alexandre em 15/08/2010 12:03:04



Cassol volta ao Rio Pardo e reafirma: regularização fundiária será prioridade no Senado

Depois de ser aclamado pela população do Rio Pardo, comunidade a cerca de 80 quilômetros de Buritis, em junho do ano passado, o candidato ao Senado Ivo Cassol retornou ao local na tarde do último sábado (14), ao lado do governador João Cahulla, candidato à reeleição, para mais uma vez declarar seu apoio incondicional à regularização fundiária daquela área, e conseqüentemente oferecer segurança e tranqüilidade às famílias que lá residem, muitas há mais de 15 anos, sem nenhum documento de posse.
Antes de falar ao grande público presente naquela que foi a maior reunião de toda a campanha até o momento, Cassol passou pela comunidade do Marco Azul, a cerca de 30 quilômetros dali, que enfrente o mesmo problema. Durante anos os agricultores que lá se instalaram para garantir o sustento de suas famílias viveram sob a ameaça de prisão, multas e perda de suas terras. Aos moradores do Marco Azul Cassol garantiu que os passos para a regularização estão sendo dados, e que se mais uma vez a comunidade confiar na sua palavra, como fez até agora e não se decepcionaram, quando chegar ao Senado a conversa vai ser bem diferente. “Vocês vão ter um verdadeiro representante lá em Brasília, que briga pelos direitos de vocês como eu fiz até hoje, enfrentando muitos interesses contrários, eu sei o que vocês passam por que eu também tive que enfrentar dias de caminhada na mata para chegar na minha propriedade quando cheguei em Rondônia”, disse Cassol.
No Rio Pardo não foi diferente: centenas de pessoas esperaram sob sol forte para rever Cassol e Cahulla, que lá estiveram em junho de 2009 para entregar cópias de acordo firmado entre o Governo do Estado e o Ministério do Meio Ambiente que garantiu a permuta da área ocupada por uma área estadual às margens do rio Madeira, igualmente uma área de reserva, mas desabitada.
Relembrando a luta que foi conseguir o acordo com os representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes, a humilhação que os moradores passaram nas barreiras e patrulhas montadas pela Força Nacional, que impedia a entrada e saída de pessoas, animais e material de construção, entre outros, Cassol declarou que muitas batalhas foram vencidas, mas a guerra ainda não está ganha. “Só vou ficar sossegado o dia que vocês tiverem a escritura de posse nas mãos, e esse dia vai chegar, podem estar certos”, afirmou em seu discurso.
Os moradores, através do líder Salvador da Cruz Filho, mais uma vez aclamaram e agradeceram Cassol pelo empenho em favor das milhares de famílias que ali residem e da terra tiram seu sustento, produzindo milho, feijão, arroz e criando gado. Rio Pardo praticamente se transformou num distrito, mas nunca pôde receber qualquer tipo de melhoria ou infra-estrutura oficial por se tratar de uma Reserva Federal. Estradas, escolas, hospitais e outros benefícios nunca puderam ser construídos no local, nenhuma ação governamental foi ali executada por não ter amparo legal, o que trouxe grandes dificuldades aos moradores que lá se instalaram.
Antes de embarcar para Ouro Preto D’Oeste, onde visitaria a exposição local e se reuniria com simpatizantes, Cassol ainda se reuniu em separado com cerca de 50 famílias que não foram alcançadas pelo acordo firmado com o Governo Federal, pois suas propriedades estão localizadas dentro da Reserva Federal, e não foram beneficiados pelo acordo. O governador João Cahulla se comprometeu a buscar com o Ministério do Meio Ambiente uma ampliação da área permutada para que estas famílias não venham a ser obrigadas a se retirarem da área.
Outro apelo de Cassol aos moradores, que se comprometeram em atender, foi para que não façam queimadas, pois além de degradar o solo a fumaça prejudica o restante da população onde alcança, principalmente as crianças que sofrem com a poluição causada pelo mato queimado nesta época do ano.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia