Regionais : Ji-Paraná pronta para vacinação contra a pólio
Enviado por alexandre em 10/08/2010 19:35:43



Ji-Paraná pronta para vacinação contra a pólio

Ascom/SEMUSA

No próximo dia 14 acontece a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. A meta da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) agora é a de vacinar 10.070 crianças menores de 5 anos, o que corresponde a 95% da população do município nessa faixa etária.

O município disponibilizará a vacina contra poliomielite em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em postos de vacinação espalhados pelos bairros, sejam em escolas, associações de moradores, igrejas, mercados, entre outros. No total serão 46 pontos de vacinação em Ji-Paraná, segundo a chefe da Imunização Maria Francisca Garcett Barros.

A doença
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa causada por três tipos de poliovírus. A forma abortiva da doença caracteriza-se por febre, dor de cabeça, dor de garganta, anorexia, vômitos, e dor abdominal. A forma meníngea apresenta os mesmos sintomas da forma abortiva e mais a irritação meníngea. Já a forma paralítica caracteriza-se por uma paralisia flácida assimétrica, predominando em membros inferiores e em grandes grupos musculares.
O Brasil está livre do poliovírus desde 1989 e assim deve manter-se até a concreta certificação mundial da erradicação do agente infeccioso.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia