Regionais : Valverde aponta incentivos fiscais e parceria com Prefeituras
Enviado por alexandre em 02/08/2010 09:46:00



Valverde aponta incentivos fiscais e parceria com Prefeituras como pontos indispensáveis para o desenvolvimento de Rondônia

Aprimoramento do diálogo com o Governo Federal e ampliação da relação com os prefeitos do Estado estão entre os pontos que precisam ser fortalecidos na avaliação do candidato a governador Eduardo Valverde, da coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, que neste fim de semana cumpriu agenda em Porto Velho ao lado do candidato a vice-governador Cleiton Roque.

Para ele diversas ações merecem empenho do novo governador, como o fortalecimento e a ampliação da democracia rondoniense e o aprimoramento do diálogo com o Presidente da República.

“Passamos por um longo período de conflito entre o estado e a União. Isso tem que ser superado, até porque ainda continuaremos a depender dos investimentos do governo federal”, disse.

Para Valverde, a relação com os prefeitos também precisa ser melhorada. Segundo ele, dos 52 municípios, apenas quatro têm condições de “andar com as próprias pernas”.

Por isso, observou, o apoio e a assistência do Estado às cidades é muito importante, para que os pequenos municípios possam capacitar-se, ordenar-se e preparar-se tecnicamente para o desenvolvimento.

Outra questão que deve ser enfrentada pelo governo estadual, na visão de Valverde, é como preparar o Estado para induzir o desenvolvimento. Com o fechamento do Beron, disse Valverde, o Estado ficou sem um instrumento de incentivo ao desenvolvimento.

“Retomar uma agência de fomento e constituir uma secretaria para esse desenvolvimento é indispensável para que o Estado não fique refém de decisões externas, de fora, e sim tome decisões de dentro para fora, para ordenar, estimular e induzir sua economia”, afirmou. Valverde salientou que a agência de fomento poderá captar recursos.

Quando a Usina de Madeira ficar pronta, informou, serão gerados para Rondônia, em termos de royalties de energia, mais de R$ 50 milhões, que podem ser utilizados para estimular a micro, pequena e média empresa.
“Rondônia não pode retroceder. E é o Estado que precisa induzir o desenvolvimento dos setores econômicos. Para tanto, é necessário maturidade e incentivos ficais”, disse.

Educação - Valverde disse ainda que pretende promover o conhecimento, articulando a rede estadual de ensino tecnológico.

“O estado não dispõe de uma rede de ensino médio profissional. Isso é ruim, porque há um gargalo e um apagão da mão de obra rondoniense. Hoje, boa parte das empresas que estão vindo para Rondônia traz mão de obra qualificada de fora”, disse.
Valverde destacou a necessidade de melhorar o sistema de educação no estado, para diminuir a evasão escolar e a repetência que, segundo ele, são muito altas.

“A feliz parceria entre o Estado, a União e os municípios é muito importante, principalmente para levar a educação até a área rural, onde há o maior índice de evasão escolar em face da péssima qualidade do ensino público estadual e também pela dificuldade dos alunos de irem à escola, porque o transporte escolar, em boa parte do ano, acaba não sendo viável por causa da péssima conservação das estradas vicinais”, destacou.

Tecnologia - Valverde disse considerar fundamental que seja instalada a Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação Tecnológica, que foi criada por lei, mas ainda não foi regulamentada nem implementada. Ele argumentou que não se pode fazer desenvolvimento sem a inovação tecnológica.

Rodovias em RO_ Eduardo Valverde destacou ainda, as obras previstas para o município de Guajará-Mirim (RO), entre elas, a restauração da rodovia BR-425, que ligará o Brasil à Bolívia, e se conectará à BR-364, ligando o Brasil ao Peru. “Como 80% do território de Guajará-Mirim é composto de unidades de conservação, precisamos encontrar alternativas para impulsionar a economia local. As obras transformarão a cidade num pólo industrial”, afirmou.


Autor: Assessoria

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia