Política : Lei aplicada
Enviado por alexandre em 30/07/2010 09:58:29



Laticínio Italac é multado em 200 mil reais por crime ambiental

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental-SEDAM, aplicou nesta quinta feira(29) uma multa no valor de 200 mil reais ao Laticínio Italac, penalidade esta aplicada pelo crime ambiental cometido pela empresa ao despejar, sem o tratamento adequado, resíduos industriais no rio Jaru. A resposta dos órgãos competentes vem de encontro ao anseio da sociedade que reivindicou providências por meio do site Jaru online na ultima segunda feira, quando na oportunidade fora publicada uma matéria denunciando a visível irregularidade cometida pela empresa.


Fiscais do SEDAM juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), do Perito da Polícia Civil e do setor de fiscalização da Prefeitura Municipal representado pelo fiscal Jorge Soares, estiveram durante esta quinta feira vistoriando e coletando amostras no rio, local onde a empresa despeja os líquidos provenientes de seu processo industrial, constatando então algumas irregularidades como alto índice de poluição e o lançamento inadequado dos resíduos na margem do rio, ocasionando também uma grande degradação do solo.

Em seguida os fiscais se dirigiram para empresa onde também foi realizada uma vistoria aos seis tanques de tratamento do laticínio. De acordo com Kátia Casula, Secretária municipal do Meio Ambiente, a empresa foi autuada por não estar em conformidade com a resolução CONAMA 357 de 2005, que estabelece que a água a ser despejada ao rio tem que apresentar um grau estabelecido de pureza.


O laticínio ficou também notificado mediante pesadas penalizações a corrigir imediatamente o sistema de tratamento de resíduos do processo industrial.


Dependendo dos resultados das amostras coletadas nos tanques e nas águas do rio nas proximidades do despejo, poderá incidir em mais multas ao laticínio.

Autor e fonte jaruonline.com.br





Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia