Mais Notícias : Coveiro é responsável
Enviado por alexandre em 28/07/2010 09:42:51



SÓ NA PARAÍBA: Coveiro é responsável por transportar urnas eletrônicas de João Pessoa para Guarabira
Nas primeiras eleições, os votos eram depositados em bolas de cera chamadas de “pelouros”

Um fato inusitado aconteceu na Paraíba durante a organização e transporte das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste ano. É que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pagou a um coveiro para transportar as urnas eletrônicas que serão usadas no pleito de outubro próximo de João Pessoa para Guarabira.

A diária de número 20101006 foi concedida a Anazildo Francisco da Silva que exerce, pelo menos para a Justiça Eleitoral, a função de coveiro, para fazer o transporte das urnas. Segundo dados divulgados no Diário da Justiça desta terça-feira (27), as urnas saíram do NATU I, na Capital, para serem utilizadas em treinamento de mesários na 10.ª Zona Eleitoral, na Rainha do Brejo.

O transporte das urnas geralmente é feito por oficiais de Justiça ou motoristas, como revelam as diárias pagas pelo Tribunal Regional Eleitoral, mas no caso de Guarabira a pessoa convocada para realizar o serviço cuida de um cemitério.

Nas primeiras eleições, os votos eram depositados em bolas de cera chamadas de “pelouros”. Depois vieram as urnas de madeira, as de ferro e as de lona, até que se implantou em todo o País, no ano 2000, o voto informatizado, realizado em urnas eletrônicas que possibilitam a apuração das eleições quase que de forma imediata.

PolíticaPB

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia