Justiça : Meio Ambiente
Enviado por alexandre em 27/07/2010 23:53:42



ARBORIZAÇAO URBANA, BENEFÍCIOS E PROBLEMAS





A arborizaçao urbana tem uma função importantíssima para o bem estar da população,trazendo vários benefícios, como podemos citar algumas contribuições importantes na melhoria da qualidade do ambiente urbano:

a purificaçao do ar pela fixação de poeiras gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos;

melhoria do microclima da cidade, pela retenção de umidade do solo e do ar e pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas;

redução na velocidade do vento;

influência no balanço hídrico, favorecendo a infiltração da água no solo

e provocando evapo-transpiração mais lenta;

abrigo à fauna, propiciando uma variedade maior de espécies, em

consequência influenciando positivamente para um maior equilíbrio das

cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de

doenças; e amortecimento de ruídos.

Forma corredores ecológicos iterligando praças e parques.

No entanto muitos problemas são causados pela arborizaçao urbana, dentre os inúmeros podemos citar alguns encontrados em nossa cidade:

Árvores de espécies inadequadas, que crescem muito e atrapalham a rede elétrica;

Árvores com raizes que crescem e quebram calçadas, danificam redes de água;

O excesso de folhas que caem no período de estiagem;

Restos de podas de árvores.

Um dos maiores problemas encontrado em nossa cidade, são as queimadas urbanas, onde grande parte da população tem o hábito de queimar as folhas secas que caem em grande quantidade durante o período seco,restos de podas das árvores, restos de matos de capinas de quintais, pneus velhos, garrafas pets, plásticos, sofás etc.

Durante o perído de estiagem que aqui em nosso estado vai de abril a setembro, são queimados toneladas e mais toneladas de folhas e restos de podas de árvores, o que deixa nosso ar poluído, provocando o internamento de inúmeras pessoas que são contaminadas pelos gases poluentes oriundos das queimadas.Sendo assim as árvores urbanas se transformam em mais uma fonte de poluição e calor.

Além de poluir o ar, aumentar o calor, as queimadas ainda provocam a baixa na umidade do ar, trazendo sérios danos à nossa saúde, já que o ar com baixa umidade resseca as vias respiratórias trazendo desconforto e feridas,abrindo brecha para vários doenças, como bronquites pneumonias, rinites e várias outras.

Segundo pesquisadores, as fumaças de queimadas contêm mais de 70 produtos químicos que ficam suspenas no ar e são inspirados pela população. È por isso que no período da estiagem as doenças respiratórias aumentam. Muitas pessoas acham que a causa do aumento das doenças é o clima seco e a poeira. A poeira que realemente contamina e leva a maioria da população aos hospitais, são as micro partículas que ficam no ar, é um carvãozinho fino que contêm produtos quimicos, e ao serem inalados entram pelas vias respiratórias e provocam doenças, principalmente pulmonares.

É como diz o Professor da Unicamp, Edson Dellatre, queimar é transformar os detritos solidos, em gases poluentes para o nosso ambiente. É transformar o problema que é de um em problema de todos.

Onofro Mariano da Silva

Ambientalista, Bacharel em direito e policial civil aposentado.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia