Regionais : PRF REALIZA TREINAMENTO COM TASER E SPRAY DE PIMENTA
Enviado por alexandre em 27/07/2010 23:25:41



PRF REALIZA TREINAMENTO COM TASER E SPRAY DE PIMENTA


A Polícia Rodoviária Federal iniciou na manhã desta terça-feira(27.07), o treinamento teórico e pratico para o uso dos espargidor de pimenta e das pistolas taser, arma não letal que, ao invés de detonar balas de verdade, disparam dardos que provocam choques.

Todo o efetivo da PRF nos estados de Rondônia e Acre receberão o treinamento para o manuseio e utilização dos dispositivos de condução de Energia – TASERs e dos Espingadores de Pimenta. É uma inovação tecnológica , um reforço para combater a criminalidade.

O taser é uma especie de pistola de choque, que funciona com pilhas recarregáveis ou alcalinas e emitem uma descarga elétrica de até 50.000 wats, fazendo com que o alvo venha a perder momentaneamente os sentidos, podendo vir a ser imobilizado. As ondas emitidas pela pistolça paralisam o criminoso, pois, interrompem a comunicação do cérebro com o corpo. O resultado é imediato, seguido de queda, caso o agressor esteja de pé. O objetivo desta arma não letal é, criar uma "janela" de tempo suficiente para que o policial possa algemar o criminoso, levá-lo preso e/ou solicitar apoio, caso necessite. O tempo de paralisação fica a critério do policial, pois, depende da decisão deste em manter o gatilho pressionado

Em muitas situações, não é conveniente que um Policial venha a disparar uma arma de fogo, pois poderia colocar a vida de outros em risco. Assim a utilização de armas não letais podem ser por exemplo a melhor opção para interromper a fuga do meliante sem matá-lo e, sobretudo, preservando a segurança dos demais cidadãos que se encontrem no local.

MARCIA FELIX/NUCOM/21ª SRPRF RO-AC



Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia