Saúde : AIDS
Enviado por alexandre em 21/06/2012 10:17:24



Ouro Preto não tem centro especializado em tratamento para portador DST/Aids

Os casos de Aids em Rondônia vem crescendo a cada ano. Desde o primeiro registro da doença, em 1987, mais de 2,6 mil pessoas receberam o diagnóstico da doença no estado. De acordo com o Núcleo Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, a cada ano 200 novos casos surgem e o número é maior entre os homens. Em relação a 2011, as mortes aumentaram. entre janeiro e abril de 2011, 23 pessoas morreram em virtude da doença. No mesmo período de 2012, 25 mortes foram registradas em Rondônia, só em Porto Velho houve 12 vítimas.

De acordo com o coordenador do Núcleo Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais de Rondônia, Natanael da Costa Arruda, Porto Velho é a sétima capital no ranking de taxa de incidência da doença, com quase 40 pessoas infectadas a cada 100 mil habitantes, no topo da lista está Porto Alegre, com 100 pessoas com o vírus a cada 100 mil habitantes.

Natanael disse ao G1 que existem 14 homens infectados com aids para cada grupo de dez mulheres no estado. Entre 13 e 24 anos existem mais mulheres infectadas, dez para cada nove homens. O número de casos cresce entre as pessoas acima de 50 anos. "Homens e mulheres nesta idade estão mais ativos sexualmente, depois que surgiu a pílula azul. Casamentos estáveis e relacionamentos extraconjugal são os principais fatores para esse aumento", disse Natanael.

Sebastião se enquadra nesta realidade. Aos 57 anos, descobriu há poucos dias que é portador do vírus HIV. Casado há 38 anos, teve uma relação fora do casamento e, depois de perder a amante por conta da doença em abril, deu início ao tratamento. "Tem que ter fé em Deus. Eu não sabia que minha namorada tinha essa doença, agora minha esposa também precisará fazer o exame. Mesmo perdendo sete quilos em um mês, não desconfiei que podeira ser aids", conta.

A gerente de Equipe do Serviço de Assistência Especializada (SAE), Gizélia Penedo Lucena, afirma que um diagnóstico precoce colabora para que o paciente tenha uma vida normal. Atualmente existem 28 antirretrovirais em todo o país.

Em Rondônia, das 52 cidades, 44 realizam o teste rápido, um exame que em poucos minutos apresenta o resultado, nas unidades de saúde. Nove unidades do Serviço de Assistência Especializada realizam atendimento em Ariquemes, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Vilhena, Costa Marques e Porto Velho, que conta com duas unidades.

g1

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia