Educação : RIO+20
Enviado por alexandre em 15/06/2012 20:20:14



Ouro Preto do Oeste, através da Rede Vaga-Lume, representará Rondônia na Rio + 20

O Município de Ouro Preto do Oeste, através da Expedição Vaga Lume, representará o Estado de Rondônia na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - a Rio +20, realizada oficialmente de 20 a 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro.

O município é o único do Estado contemplado com a Expedição Vaga Lume, que trabalha na promoção da educação e da cultura local e pela preservação do meio ambiente na Amazônia Legal brasileira, sendo escolhido a participar da Conferência por desenvolver dentro da expedição o Programa Rede implantado nas comunidades rurais das escolas 28 de Novembro e 22 de Dezembro, do município.

O programa, que se encontra em andamento há três anos com ação articulada entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes através das escolas rurais, tem como objetivo ampliar o olhar de adolescentes da cidade de São Paulo e de comunidades rurais da Amazônia Legal para a complexidade da realidade brasileira, suas diversas culturas e relações com o meio ambiente.

Suas atividades são realizadas em ciclos anuais de troca de trabalho entre adolescentes de escolas e instituições sociais de São Paulo e da Amazônia. Os trabalhos são produzidos em oficinas extracurriculares que são geridas por educadores de cada instituição/escola formados pela Organização Não Governamental Vaga Lume.
Com a implantação do programa, irão à Rio+20 nove educadores e nove adolescentes do norte e sudeste do Brasil, que serão protagonistas das atividades.

O município de Ouro Preto será representado pela educadora Ana Lúcia Frigini e pela adolescente Barbára Frigini, que apresentarão as ações desenvolvidas na Comunidade da Escola 28 de Novembro - linha 20/81 durante o evento da Cúpula dos Povos, no aterro do Flamengo, dia 17. Neste dia, educadores das instituições e escolas participantes do Programa Rede farão uma palestra sobre as estratégias que utilizam para envolver adolescentes em discussões ambientais.

Expedição Vagalume

Criado pela ONG paulista Vaga Lume, o Programa Expedição também tem como objetivo promover o acesso ao livro e à leitura por meio da metodologia tripé, que inclui três ações interconectadas: a doação de estrutura para bibliotecas comunitárias, a formação de voluntários como mediadores de leitura e, ainda, o incentivo à gestão comunitária da biblioteca.

Há dez anos no município, a Expedição Vaga Lume mantém atualmente quatro bibliotecas comunitárias nas escolas rurais de Ouro Preto, sendo elas: Brasília, Maracatiara, 28 de Novembro e 22 de Dezembro e uma na comunidade religiosa Tambaqui.
Assessoria com informações do site vagalume.org. br

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia