Educação : APRENDIZADO
Enviado por alexandre em 27/05/2012 12:09:26



Guarda Mirim Municipal de Nova União visita bombeiros em Ouro Preto do Oeste
A Guarda Mirim Educacional de Nova União recebeu instruções e conheceu equipamentos usados pelos Bombeiros Militares, na manhã deste sábado, 26, em Ouro Preto do Oeste. Sessenta e um (61) alunos das turmas da manhã e tarde participaram das atividades na sede da corporação. Além dos bombeiros adultos, bombeiros mirins também participaram da recepção aos estudantes de Nova União.

O dinamismo marcou as palestras e ensinamentos. Os alunos foram divididos em três grupos. Três bombeiros assumiram simultaneamente as palestras. Concluídas as apresentações, os grupos trocavam de instrutores e, num verdadeiro rodízio, todos tomaram conhecimento dos diferentes conteúdos ministrados pelos três bombeiros.

O Bombeiro Militar Wirley apresentou instrução e atendimentos pré-hospitalares (APH) para acidentados, procedimentos corretos a serem adotados num acidente, e demonstrou o uso de equipamentos usados neste tipo de atendimento, dentre eles, a ambulância semi-UTI, com capacidade para atender até quatro pessoas.

Wirley falou ainda sobre o Ambu, reanimador em silicone com balão transparente de insuflar, para promover a ventilação artificial, enviando ar para o pulmão do paciente na ausência de respiração ocasionada por asfixia por substâncias tóxicas, infarto, afogamento e outros.

Mergulho e combate a incêndio residencial e florestal; salvamento em altura e demonstrações de rapel foram instruções passadas pelo Cabo Aquino. O bombeiro falou ainda sobre técnicas para resgatar uma vítima de afogamento, noções de mergulho e equipamentos adequados, importância do uso do colar cervical em acidentados e até atendimentos a parturiente.

Por sua vez, o soldado Porfiro explanou acerca de combate a incêndio (com mangueira de alta pressão) e captura de animais, mostrando as ferramentas usadas nestas tarefas. Além do caminhão equipado, os bombeiros dispõem de abafador (para ser usado por grande número de pessoas para debelar incêndios em pastagens); motosserras para desobstrução de passagens, e também foices, enxadas e enxadões; e tubos de oxigênio.

“Os bombeiros, a quem agradeço por esta atenção, fazem um belo trabalho. Os alunos da Guarda Mirim saem daqui enriquecidos de conhecimentos para dia-a-dia do programa social do qual fazem parte.

A Guarda Mirim, assim como o Bombeiro Mirim, são programas que transmitem responsabilidade, onde o aluno adquire disciplina e é projetado para a vida plena, melhorando o comportamento, o aprendizado e a vida em família” – disse Luiz Gomes Furtado, prefeito de Nova União, que esteve acompanhado da 1ª Dama Aléia Alves de Souza Furtado.

Outras autoridades prestigiaram o evento.

Os militares foram representados pelos sargentos Cícero Ferreira Teixeira, comandante da Guarda e Osmar Ferreira dos Santos, auxiliar; Alexandra Batista, secretária; além das funcionárias Neide Chagas Correa e Maria Aparecida Tomás de Aquino Lopes. As meninas Alícia e Dieuler e os meninos Alencar e Arthur foram os monitores Bombeiros Mirins que auxiliaram os colegas adultos durante o transcorrer das palestras e ensinamentos. O encontro foi encerrado com almoço num restaurante da cidade, seguido de um delicioso sorvete durante visita ao bonito bosque de Ouro Preto.

Anfrízio Santana

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia