Política : TRÂNSITO
Enviado por alexandre em 24/05/2012 01:29:52



Detran vai ministrar curso de formação para mototaxista de Ouro Preto
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) através da 7ª Ciretran estará capacitando os mototaxistas de Ouro Preto do Oeste com o curso obrigatório para o exercício da profissão. A formação especializada é uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aos mototaxistas e motoboys, feita após a regulamentação da categoria no País.

O 1º Curso de Formação em mototaxista de Ouro Preto do Oeste ocorrerá no auditório da 7ª Ciretran e segundo explicou o chefe local do órgão Wagner Roberto Almeida será ministrado por técnicos do Detran no período de 22 à 24/06, sendo que as inscrições ocorre do dia 24 ao dia 28/05. A organização coordenação e estrutura do curso foram desenvolvidas pela Escola Pública de Trânsito – EPTRAN/DETRAN. Wagner disse, esse curso é uma exigência do Denatran, regulamentado pela Resolução nº 350/2010 a todos os condutores de motocicleta que exercem função remunerada.

As estatísticas apontam o condutor de motocicleta no ranque das vítimas em acidentes de trânsito. Esta realidade vem tornando o sistema viário, cada vez mais ameaçador, onde a desordem no trânsito deixa um saldo de centenas de mortos e feridos nualmente.
Nesta conjuntura o profissional que depende inteiramente do trânsito para sua sobrevivência e provimento de alimentos para sua família, torna-se protagonista deste cenário.

E este, é assegurado em lei específica o direito de exercer sua profissão com dignidade e respeito. A Resolução 350/2010, que regulamenta o exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros, ”mototaxistas”, e entrega de mercadorias ”motofretistas”, ficando a cargo dos órgãos estaduais de trânsito a viabilização de curso especializado nos termos da regulamentação do CONTRAN.

O curso tem por objetivo capacitar mototaxistas e motofretistas a desempenharem suas funções com responsabilidade e ética profissional, qualificando-os a atuarem com respeito e cortesia no transporte urbano em suas localidades.

Para realizar o Curso de Mototaxi, além dos requisitos exigidos pela Lei 12.009, o condutor não poderá estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação ou impedido judicialmente de exercer os seus direitos. Para o exercício da atividade, é necessário que o profissional tenha completado 21 anos, possua habilitação por pelo menos dois anos na categoria “A”. Todos os mototaxistas de Ouro Preto do Oeste deverão procurar a 7ª Ciretran localizada na Rua Castelo Branco esquina com a Avenida Silvio Gonçalves de Farias, bairro Incra no horário da 8h às 14h munidos de documentos pessoais e xerox para efetuar a inscrição no curso que terá uma taxa de 2 UPF equivalente a R$ 93,80 (noventa e três reais e oitenta centavos), pago nos agentes financeiros autorizados.

Autor: Alexandre Araujo/ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia