Brasil : Cafeicultura
Enviado por alexandre em 21/07/2010 22:26:52



Curso de classificação de café é ministrado em Cacoal e Monte Negro

O técnico da Emater/RO escritório local de Ouro Preto do Oeste Benedito Alves especialista em cafeicultura esteve ministrando nos municípios de Cacoal e Monte Negro o curso de classificação de café.

Em Cacoal o curso foi realizado na Secretaria Municipal de Agricultura (parte teórica) e na sede da Cooperativa Agropecuária Familiar de Cacoal- CooperCacoal (parte pratica), no município de Monte Negro o curso foi ministrado na Linha C-50 na sede da Associação dos Produtores Rurais da localidade e contou com a participação de 50 pessoas.

De acordo com o técnico da Emater/RO Benedito Alves o curso de classificação de café é destinado aos cafeicultores da região e apresentou as principais tecnologias responsáveis pela melhoria do manejo na cultura, inclusive a abordagem denominada Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APCC), utilizado para definir impurezas físicas nos grãos e aumentar a qualidade do produto.

Conhecimentos técnicos sobre classificação, secagem e colheita entre outros aspectos fizeram parte do conteúdo teórico do curso assim visitas a cafezais das regiões onde o curso foi ministrado. “Um dos objetivos do curso é conciliar o conhecimento teórico à prática vivenciada pelos produtores. Nossa maior intenção é que o cafeicultor obtenha um café de melhor qualidade", disse o técnico Benedito Alves que tem 40 anos no ramo sendo dos quais 20 anos na Emater/RO.

Para o técnico Benedito Alves, práticas simples podem otimizar a produção da planta. "Se o café não estiver sendo preparado para produzir, a aplicação de adubos ou métodos químicos e biológicos para combate a pragas e doenças não agem isoladamente", explica. Ele cita que a otimização da cultura cafeeira depende de ações conjuntas em todos os processos, desde o preparo do solo até a colheita.

O técnico cita um exemplo descartado pela maioria dos produtores: "A poda associada à poda de limpeza pode aumentar em até 40% a produção", revela.

O estado de Rondônia deverá ter uma super safra de café segundo informou o técnico Benedito Alves com um produção de mais de 2 milhões de sacas do produto com 60kg, sendo que 98% dói café produzido no estado é Conillon e 2% de Arábica e congensis e cruzamento como o Icatu.


Autor: Alexandre Araujo

Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia