Regionais : Ensino Médio de Rondônia teve 86% de aprovação no Enem
Enviado por alexandre em 21/07/2010 18:26:41



Ensino Médio de Rondônia teve 86% de aprovação no Enem

Duzentas e quinze escolas estaduais e centros de educação de jovens e adultos de Rondônia alcançaram a média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da edição 2009. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) representa 86% das escolas públicas estaduais com média de aprovação que tiveram as notas anunciadas pelo instituto. A média exigida do Enem para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio é de 450 pontos.
Entre as escolas da rede pública estadual, destaque para a Escola Manuel Bandeira, de Colorado D’Oeste, que recebeu a melhor nota das escolas estaduais: 565,35. De acordo com a diretora Marines Bressan, a valorização do aluno foi essencial para o desempenho nas provas. “O empenho dos alunos resultaram nesta colocação da escola. Dos 22 alunos que participaram do Enem a metade entrou numa faculdade, tem gente fazendo ensino superior em Porto Velho, Vilhena e em várias partes do Estado”, disse ela.
A Escola Estadual João Bento da Costa, na capital, que teve o maior número de estudantes do Estado que fizeram a prova do exame, ficou com a segunda melhor nota, 564,99. “O João Bento teve mais de 330 alunos que fizeram o Enem. Nossos alunos estão conseguindo além de vagas nos vestibulares, as vagas em concursos. Na escola no ano passado passaram 148 alunos nos vestibulares. As escolas com apoio da Seduc está desenvolvendo um planejamento educacional forte que tende a melhorar cada vez mais o ensino”, destacou a secretária de Educação, professora Irany Freire Bento.
Em terceiro lugar classificou-se a Escola Estadual John Kennedy, de Porto Velho, com 560,5 pontos; seguido do Colégio Tiradentes, também da Capital, com 556,84. Em quinto lugar a Escola Estadual Jovem Gonçalves Vilela de Ji-Paraná com 556,34 completa a lista das escolas estaduais em destaque.
Segundo a secretária de Estado da Educação o resultado do Enem mostra a evolução que a educação está tendo em Rondônia. “Os investimentos feitos nas escolas, na qualificação dos professores, na melhoria do ensino e o apoio das famílias são os principais aspectos para essa evolução da educação. É preciso melhorar mais e por isso estamos trabalhando em todos os sentidos, com melhor remuneração para os servidores, mais equipamentos e infraestrutura de qualidade e modernização para superar as metas e competir de igualdade com as escolas particulares”, afirmou.
A secretária lembrou ainda dos resultados no Índice Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em que Rondônia ficou entre os dez estados com as melhores notas no Ensino Médio no IDEB 2009 e se destacou entres os três do Norte e Nordeste que superaram as metas do Ministério da Educação (MEC). O Estado também superou a média dos anos iniciais Ensino Fundamental nas séries iniciais e atingiu a média projetada pelo MEC nas séries finais.

Participação

Nem todas as escolas que tiveram alunos participantes do Enem 2009 tiveram a média divulgada. Isto acontece porque como Enem não é uma prova obrigatória, o cálculo das médias depende da adesão de um número suficiente de alunos, no mínimo dez. Também por este motivo, as médias do Enem não são um indicador para avaliar com precisão a qualidade do ensino nestas escolas.
Em Rondônia, se considerarmos todas as escolas públicas aptas para fazerem a prova, que tiveram ou não notas divulgadas e até mesmo aquelas que não tiveram nenhum representante no Exame, o percentual de médias acima de 450 pontos chega a 60%.

Avaliação
Mesmo assim, as notas do Enem continuam sendo um bom indicador da preparação dos alunos de cada instituição para enfrentar provas de vestibulares. Isto porque, nas escolas com as maiores médias o número de alunos participantes do exame foi alto, assim como o empenho dos estudantes, já que a maioria estava buscando ou o certificado de conclusão do ensino médio ou uma vaga na faculdade.
O Inep, responsável pela prova, reconhece a capacidade do exame como parâmetro para a qualidade do ensino. “O Inep cumpre a função de disponibilizar informações à sociedade. A informação estimula as análises e estas estimulam as ações, sejam políticas públicas, seja mobilização civil. As ações provocam melhoria na qualidade da educação”, diz o presidente do instituto, Joaquim José Soares Neto. Este foi o primeiro resultado do Enem divulgado após a reformulação do exame. Desde o ano passado que o MEC implantou a proposta de fazer a prova mais interdisciplinar e voltada para a capacidade de raciocínio dos estudantes.

Projeto estadual
Mil e vinte nove estudantes da rede pública estadual do projeto Rompendo Barreiras já entraram nas universidades. Em sete anos de realização dos pré-vestibulares nas escolas estaduais as aulas dos terceiros anos do ensino médio voltadas para o ingresso acadêmico ajudaram 32% dos alunos inscritos a garantir uma formação superior. Nesse período participaram do Rompendo Barreiras 3196 estudantes. “O número de aprovados pode ser maior, pois tem alunos que mesmo concluindo o ensino médio continuaram os estudos em casa e obtiveram o sucesso em outros vestibulares e em concursos públicos”, disse a subgerente do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Aparecida Meireles.
Hoje o projeto alcança seis municípios e nove escolas estaduais. Ariquemes, Ouro Preto, Porto Velho, Monte Negro, Ji-Paraná e Presidente Médici. No ano passado 382 alunos foram aprovados nos pré-vestibulares prestados. Por município, 75% alunos de Ariquemes inscritos no Rompendo Barreiras foram aprovados nas universidades. 93% em Ji-Paraná, dos 105 estudantes 98 foram aprovados. 90% em Presidente Médici. 36% em Ouro Preto e em Porto Velho 34%. Na capital, somente na Escola Estadual João Bento da Costa, em 2009, passaram 148 alunos. Na Escola Orlando Freire 50% dos alunos passaram nos vestibulares.



MAIS INFORMAÇÕES
ASSESSORIA DE IMPRENSA/SEDUC

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia