Educação : MOTIVAÇÃO
Enviado por alexandre em 05/05/2012 20:27:25



Escola Estadual desenvolve projeto de orientação profissional entre os alunos concluintes

A Escola estadual Aurélio Buarque de Holanda localizada no bairro Jardim Aeroporto I em Ouro Preto do Oeste, está implantando o projeto de Orientação profissional, direcionado aos alunos da 3ª Série do Ensino Médio. O objetivo geral é orientar os alunos oportunizando momentos de discussão coletiva e individual e oferecendo-lhes, uma visão global e detalhada sobre os diversos cursos de formação profissional, considerando seus interesses, valores, personalidade e habilidades.


De acordo com a supervisora escolar professora Michely Moret o projeto terá oito modalidades: 1ª etapa – autoconhecimento; 2ª etapa – influência familiar; 3ª etapa – realidade social; 4ª etapa – informação profissional; 5ª etapa – visitas as instituições de ensino superior; 6ª etapa – técnicas de ansiedade frente ao vestibular; 7ª etapa - Pesquisa no Laboratório de Informática sobre a média de salários das profissões; 8ª etapa – escolhendo as profissões, todas as etapas serão discutidas focando a orientação profissional.

Metodologia

Michely Moret explicou que para realizar as oficinas de Orientação Profissional (que envolverão palestras, sessões coletivas e individuais), serão trabalhadas com uma abordagem psicossocial da escolha profissional. A supervisora disse que segundo Bock (1999) esta abordagem surge como proposta da Psicologia Socio-histórica que enfoca não a doença, mas a saúde.

“Acreditamos que quando trabalhamos com a Orientação profissional e com o Projeto de vida, convidamos os jovens a pensarem em uma vida mais saudável, nas relações que estabelecem com a família, com os pares amorosos, com os amigos, enfim, nas suas relações sociais de forma geral”, pontuou Michely Moret.


Assessoria





Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia