Saúde : SAÚDE
Enviado por alexandre em 26/04/2012 19:29:06



João Paulo II já apresenta melhorias, mas alerta para o feriado prolongado

O esforço do governo para melhorar o atendimento de urgência e emergência no Hospital de Pronto Socorro João Paulo II começa a apresentar bons resultados. Desde quarta-feira (26) não se registrou mais a presença de pacientes aguardando por atendimento em colchões colocados no chão do hospital. Para reverter a situação, o governo lançou mão de ações estratégicas radicais, como a compra de leitos na rede hospitalar privada. Os hospitais Panamericano, 9 de Julho e Santa Marcelina, por exemplo, estão recendo pacientes removidos da superlotação do João Paulo II.

São medidas que melhoraram significativamente o fluxo de permanência de pacientes no pronto socorro. Na manhã desta quinta-feira já não havia mais nenhum paciente no chão e mais 46 pacientes foram transferidos para o Pan Americano e Santa Marcelina. Isso fez com que, pela primeira vez em mais de anos, o pronto socorro registrasse vagas ociosas.
De acordo com o diretor da unidade, Carlos Alberto Caieiros, um esforço enorme está sendo feito por sua equipe para agilizar o atendimento e encaminhar os pacientes para os procedimentos cirúrgicos, garantindo a hospitalização em leitos adequados.
Alerta
Apesar do panorama bastante diferente dos últimos tempos, a direção da unidade hospitalar faz um alerta à população com relação ao feriado prolongado, principalmente em função dos altos índices de acidentes de trânsito que são registrados aos finais de semana.
Para se ter uma idéia, só no primeiro trimestre deste ano, o pronto socorro registrou 9.104 atendimentos, dos quais 1.299 foram vítimas da violência do trânsito. Os traumas mais comuns são fratura de coluna, fêmur, joelho, braço, clavícula, perna e traumatismo craniano.
Caieiros orienta ainda, que somente os casos mais graves sejam encaminhados ao pronto socorro, tais como acidentes de trânsito grave, baleados, esfaqueados e casos que ponham em risco iminente a vida do paciente. Não esquecendo que no ato do atendimento é obrigatório a apresentação do Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS).
Os casos de menor complexidade devem ser encaminhados às policlínicas do município, Manoel Amorim de Matos, na zona sul; Hamilton Gondin, na zona leste e Ana Adelaide, zona norte.

DECOM

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia