Política : NOVA UNIÃO
Enviado por alexandre em 28/03/2012 20:36:06



Prefeitura recebe retroescavadeira e Emater, uma pick-up
Em cerimônia realizada no Centro de Treinamento da Emater (Centrer) de Ouro Preto do Oeste, nesta terça-feira (27), o Município de Nova União foi contemplado com dois veículos. A Emater local recebeu do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), uma camionete Fiat Strada Fire 1.4 – já emplacada (NBL 9271); por sua vez a Prefeitura levou para Nova União uma retroescavadeira Randon 4 X 4 – modelo RD-406 Advanced, do Programa de Aceleração do Crescimento-2 (PAC-2) / MDA. Os dois veículos vão melhorar o atendimento nas suas respectivas áreas.
Em entrevista para uma emissora de rádio, o prefeito Luiz Gomes Furtado destacou o valor da retroescavadeira para o município. “Este é um equipamento de fundamental importância para Nova União. A máquina será usada na recuperação de estradas danificadas todos os anos devido ao intenso regime de chuvas, melhorando a trafegabilidade para facilitar o escoamento da produção; e ainda para auxiliar o produtor rural nas emergências. Além dos benefícios da retroescavadeira, o Fiat Strada facilitará o trabalho dos técnicos da Emater no (já eficiente) atendimento aos produtores rurais. Foram duas excelentes conquistas” – analisou o prefeito.
A solenidade
A cerimônia no auditório do Centrer, às margens da BR-364, foi prestigiada por produtores rurais, políticos, técnicos e muitos jornalistas. O governador Confúcio Moura e Pepe Vargas, ministro do Desenvolvimento Agrário tiveram um séquito formado pelos senadores Ivo Cassol e Acir Gurgacz; deputados federais Natan Donadon e Carlos Magno; deputados estaduais Marcelino Tenório, Edson Martins, Jaques Testoni e Luiz Cláudio; Anselmo de Jesus, secretário Estadual de Agricultura, prefeitos, vereadores e representantes de diversas entidades ligadas ao meio rural.
Além da retroescavadeira recebida por Nova União, mais 17 municípios foram beneficiados, totalizando 18 máquinas entregues na solenidade. Pepe Vargas assinou ainda na reunião de Ouro Preto do Oeste contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no valor de R$ 4 milhões, entregou escrituras a agricultores dos assentamentos favorecidos pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e títulos da área rural e urbana na esfera no programa Terra Legal, entregando ainda veículos à Emater de Rondônia. “Temos que criar meios para aumentar a renda e facilitar a vida de quem quer trabalhar a produzir na terra” – disse o ministro.
Paralela às ações do MDA, o governo do Estado lançou o Fundo Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento da Agricultura Familiar (Fedaf), linha de financiamento que possibilita ao agricultor familiar a aquisição de máquinas e implementos a juro zero, subsidiado pelo Estado. “Queremos que o produtor rural perca o medo de financiamento. Vocês sabem trabalhar. Chegou a hora de também aprender a ganhar dinheiro” – estimulou o governador Confúcio Moura.
Quatro prefeituras de Rondônia – São Miguel do Guaporé, Presidente Médici, São Francisco do Guaporé e Pimenta Bueno (Distrito de Urucumacuã) receberam por meio do Programa Terra Legal Amazônia, títulos de núcleos urbanos que ainda estavam em áreas da União.
Reuniões
O prefeito de Nova União não se limitou apenas a participar do encontro com o ministro Pepe Vargas. Após o almoço, toda a tarde de Luiz Gomes
Furtado foi preenchida com participação em duas reuniões. A primeira, do Território da Cidadania – Núcleo Diretivo do Território Central – tratou da utilização do valor de R$ 350 mil para aquisição de veículos. Os recursos foram solicitados para atendimento a 13 municípios, mas o montante aprovado é suficiente para a aquisição de apenas 11 veículos. Desta vez, dois municípios ficarão “de fora”. Luiz Gomes enumerou diversos motivos pelos quais considera que Nova União deva estar entre os municípios atendidos. Os participantes decidiram que o impasse será solucionado pela Emater com base nas prioridades dos municípios. Na segunda reunião, com presença de Jerônimo Rodrigues Souza, secretário do Desenvolvimento Territorial (SDT), aprofundou-se as discussões sobre os Territórios da Cidadania e foram reveladas dicas importantes para dar agilidade às reivindicações dirigidas à Brasília. Os trabalhos foram encerrados após as 18h00.

Anfrízio Santana – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia