Política : AGRICULTURA
Enviado por alexandre em 28/03/2012 01:13:02



Deputado Marcelino Tenório participa de evento com o ministro do Desenvolvimento Agrário

O deputado estadual Mrcelino Tenório (PRP – Ouro Preto) participou nesta ultima terça-feira (26) no Centro de Treinamento da Emater de um evento com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e o governador Confúcio Moura. Na ocasião ocorreu o lançamento do programa Brasil Rural e a entrega de 18 máquinas retroescavadeiras para a agricultura familiar de Rondônia, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). No evento também foi realizada a entrega de títulos do Programa Terra Legal, de 27 veículos pick up para a Emater, liberação de financiamento do Pronaf/Basa, e homologação da Lei que cria o Fundo Estadual do Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fadf), além de entrega de escrituras públicas do Programa Crédito Fundiárias, repasse de matrizes de pirarucu e de documentos de georefenciamento a três municípios.



Ao ocupar a Tribuna como representante da Assembleia Legislativa do Estado – ALE/RO, o deputado Marcelino disse que a vinda do ministro Pepe Vargas ao Estado, mostra que a presidente Dilma Roussef elencou o setor agrário como uma das prioridades no governo. Para o parlamentar o Estado de Rondonia na pessoa do governador Confúcio Moura (PMDB) e seus pares na ALE estão embuidos em um só proposito que é levar até o homem do campo o desenvolvimento de forma organizada e planejada.



Ao falar sobre a agricultura familiar o deputado Marcelino lembrou que o Rondônia é o Estado campeão neste setor na região Norte do país, com mais de 75 mil estabelecimento, com 74% do valor bruto da produção agropecuaria, empregando quase 240.000 trabalhadores, o equivalente a 84% da mão de obra do campo, sendo que o Estado é o maior produtor de café da Região Norte do país.Sobre a regularização fundiária, o deputado disse que é de suma importância que o programa Terra Legal Amazônia seja levado a todos aqueles que ainda não tem o titulo de posse da terra, lembrou o parlamentar que ainda existem 60 mil pessoas no Estado que estão esperando este documento, o que vai trazer certamente progresso.

Sem esquecer em nenhum momento do homem do campo o deputado aproveitou a oportunidade e pediu para os senadores Ivo Casso (PP) e Acir Gurgacz (PDT) e os deputado federais Carlos Magno (PP) e Natan Donadon (PMDB) que estavam presente ao evento empenho em Brasilia para lutar pela democratização na liberação do crédito agricola. Marcelino disse que muitos produtores chegam a ficar mais de um ano para obter financiamento junto ao Basa ou Banco do Brasil o que representa sérios transtornos para o homem do campo que é parte fundamental no desenvolvimento de Rondônia.

A problematica do leite não ficou de fora do discurso do deputado que solicitou ao ministro Pepe Vargas sua parcela na luta dos produtores de leite que estão em um momento delicado. Marcelino apontou como uma das alternativas a formação de cooperativas o que vai agregar valores e consequetemente trazer ganhos financeiros para o produtor de leite. “Agradeço a vinda do ministro Pepe Vargas e ao empenho do Senhor governador Confúcio Moura em levar até o homem do campo os beneficios o que vem provar que este é o caminho que Rondônia quer e vai trilhar sempre na direção norte do desenvolvimento sustentável, especialmente com a agricultura familiar”, concluiu o deputado estadual Marcelino Tenório.


Autor: Alexandre Araujo/ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia