Política : OURO PRETO
Enviado por alexandre em 27/03/2012 19:00:00



Governador insiste que reforma agrária deve ser feita de baixo para cima

Ao discursar durante evento de apoio a agricultura familiar na manhã desta terça-feira (27), em Ouro Preto do Oeste, o governador Confúcio Moura insistiu na tese de que a reforma agrária tem que ser feita de baixo para cima e não ao contrario. Esse conceito o governador já tinha defendido junto ao presidente do Incra, Celso Alvarenga, na semana passada em Brasília. Nesta manhã, diante de Alvarenga e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, voltou a defender mudança na forma de distribuição de terras.



Uma dos pontos fortes do modelo defendido por Confúcio, diz respeito aos custos e localização. Segundo ele, municípios e o estado podem negociar aquisição de terras a preços bem mais bem mais baixos que as adquiridas pelo governo federal.

Além disso, argumenta Moura, há a questão da localização. “Temos que acabar com a cultura de adquirir terra nos confins das matas e jogar as famílias sem estradas, longe de escolas e de recursos de saúde. O estado pode localizar áreas próximas das cidades, de escolas, de transporte, enfim, de uma infraestrutura mínima, que garanta o sucesso do assentado”.
“Temos gente morando há dois, três anos em acampamentos de lona a beira de estradas. Isso não é mais possível”, reclamou.

Conflitos

O governador fez uma eloqüente pregação em defesa da paz no campo. “Vamos buscar o fim dos conflitos, acabar com as mortes, desarmar o espírito e a cintura. Já nos expusemos demais aos conflitos da vida. Não vamos escrever com o sangue derramado a omissão do estado”, convocou.

Tecnologia

Confúcio Moura reafirmou também a realização da I Feira de Tecnologia Rural, a Rondônia Rural Show, para o mês de maio e convidou o ministro Vargas para fazer a abertura do evento no dia 26. “O governo vai colocar dinheiro para garantir tecnologia no campo”, disse referindo-se ao Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fundaf), recentemente aprovado pela Assembléia Legislativa, por meio do qual o governo subsidiará os juros ao pequeno produtor na compra de tratores e equipamentos agrícolas. “Quero cada pequeno produtor com seu trator. É hora de ganhar dinheiro. O pequeno também precisa ter casa boa, não ter vergonha de comprar camionete, por o filho para freqüentar faculdade para ser advogado, engenheiro, médico e ajudar os pais”, defendeu.


Regularização

Ao final de seu pronunciamento, ao agradecer o ministro Pepe Vargas por priorizar Rondônia em seu primeiro compromisso externo, Moura falou sobre a regularização fundiária e disse que “só a entrega dos documentos terá como resultado dobar a riqueza do Estado”, afirmou.

Fonte DECOM

Fotos Alexandre Araujo

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia