Política : EM RONDÔNIA É ASSIM
Enviado por alexandre em 20/02/2012 15:17:38



Desfile das Escolas de Samba só depois do Carnaval, prefeito concordou com sandice

Em Rondônia é assim, o desfile oficial das tradicionais escolas de samba da capital foi adiado para o final de semana seguinte ao carnaval. A decisão esdrúxula e fora do contexto cultural e religioso foi um pedido da Fesesc (Federação das Escolas de Samba de Rondônia) aceito pela prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna visando não colocar as Escolas de Samba em competição de atenção e espaço físico com os blocos carnavalescos.
Atualmente os blocos carnavalescos que saem nas ruas em sua maioria não apresentam tradição ou expressão cultural e são puxados por um trio elétrico entoados ao som de musicas baianas com interesse mercantil.
Para participar desses blocos é necessário pagar certa quantia em dinheiro em troca de um “abada”, para aqueles que o vêem pelo lado de fora não existe espetáculo ou qualquer atrativo visual, situação muito diferente do desfile das escolas de samba onde sempre é oferecido gratuitamente à comunidade um espetáculo de cores, músicas e fantasias, onde participam pessoas que defendem a bandeira de suas escolas e orgulham a tão frágil cultura de nosso estado.
Infelizmente o contexto comercial emergiu em detrimento aos aspectos culturais do que significa o carnaval, com mais essa atitude da prefeitura de Porto Velho, a capital de Rondônia vai recebendo outro duro golpe em suas tradições que já vem agonizando desde o inicio de uma série de medidas errôneas por parte da atual gestão municipal com nosso patrimônio histórico e artístico.

Sem escolas de samba em uma segunda-feira de carnaval cabe ao contribuinte portovelhense que desembolsou R$ 350 mil reais para ter o prazer de assistir as escolas carnavalescas durante o carnaval, pagar por um abada e pular ao som do axé baiano.

CONTEXTO RELIGIOSO

Outra situação criada pelo adiamento do desfile das Escolas de Samba é de questão religiosa, já que para muitos brincantes católicos, o periodo após a festa pagã é de Quaresma, com 40 dias de reflexão e mudança de hábitos. A quebra de paradigma é condenada pelos cristãos.

TRÂNSITO
Para piorar a situação, em uma estranha decisão a secretaria municipal de trânsito decidiu interditar desde a manhã desta segunda-feira (20) a avenida Migrantes no sentido Centro-Bairro, prejudicando milhares de moradores da região Norte da cidade que utilizam essa via para retornarem de suas residências. Com as crianças retornando as aulas após o fereiadão, a previsão é de um grande transtorno para pais nas próximas quinta e sexta, com grandes congestionamentos no perimetro interditado.

RONDONIAOVIVO

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia