Policial : RESPEITO?
Enviado por alexandre em 05/01/2012 20:41:39



Apagão nas cidades da região de Ouro Preto pode ocorrer novamente a qualquer momento

O apagão nas primeiras horas do dia 1º de janeiro marcou o inicio de ano para quem estava curtindo o Réveillon nas cidades da região de Ouro Preto do Oeste – na principal noite de Carnaval de 2011 ocorreu situação pior, a falta de energia durou 19 horas. De 5 horas da manhã até por volta de 14h15min do último domingo, toda a população dos municípios de Ouro Preto, Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis, Urupá e de Vale do Paraíso ficou sem energia elétrica. Mais uma vez, o consumidor contribuinte do sistema, engoliu seco, porém a revolta vai crescendo.

O apagão ocorreu devido à quebra de um dos três cabos responsáveis pela transmissão de energia da estação rebaixadora de Ji-Paraná para uma subestação em Ouro Preto do Oeste. São 40 quilômetros de uma cidade a outra. O rompimento do cabo ocorreu no mesmo local que foi consertado em março de 2011, no último apagão registrado nesta região, e pleno Carnaval.

Para os moradores de Teixeirópolis o constrangimento e prejuízo foram piores: um cabo que sai da subestação de Ouro Preto quebrou no momento que o sistema foi religado, e a energia naquela região só chegou por volta de 22 horas do dia 1º de janeiro.

Se o cabo que transmite a energia de Ji-Paraná quebrasse no final do dia 31 de dezembro a região de Ouro Preto do Oeste teria um Réveillon às escuras, como ocorreu na segunda-feira do Carnaval de 2011. O cabo quebrou no dia 7 de março, por volta de 19 horas da segunda-feira de Carnaval e o sistema só foi religado no domingo por volta de 17 horas. Quando ocorre a quebra do referido cabo, a responsabilidade do reparo é da Eletronorte, e a Eletrobrás não tem equipe para executar este serviço.

“Rabicho” pode quebrar de novo

No primeiro apagão, em março, foram contabilizados prejuízos enormes para comerciantes. No apagão do último domingo, em Ouro Preto do Oeste havia milhares de pessoas que curtiram o Réveillon na praça da Liberdade e uma demanda extra de energia.

Muitos moradores relataram de constrangimentos diversos ocasionados pela falta de energia durante nove horas e comerciantes não puderam atender a clientela porque não repuseram estoque de bebidas. As panificadoras não puderam produzir determinados salgados, doces e outros alimentos por falta de luz, como narrou Valdir Cândido Moreira, da panificadora Super Pão, no centro de Ouro Preto. Quem passou a noite nas festas do Réveillon não pôde dormir o sono que pretendia, e houve quem sequer pôde tomar banho, ou fazer comida em casa.

O escritório da Eletrobras Rondônia Distribuição não se manifestou oficialmente sobre o segundo apagão, novamente em data importante. Todavia, narrativas de técnicos que atuam no setor dão conta que os três cabos de Ji-Paraná a Ouro Preto do Oeste foram instalados em 1994, estão envelhecidos e não suportam mais carga excessiva ou fortes temporais, podendo romper a qualquer momento.

Desde que a Eletrobras começou a terceirizar seus serviços o atendimento para a população se tornou precário, sem contar a falta de investimento, como no caso dos cabos obsoletos que transmitem energia de Ji-Paraná para cinco cidades e dois distritos. As autoridades políticas de Ouro Preto não se manifestaram sobre o assunto porque viajaram da cidade, e a população teme que a qualquer momento fiquem novamente às escuras.

Fonte: EDMILSON RODRIGUES/FOLHA DE RONDÔNIA

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia