Política : Eleições 2010
Enviado por alexandre em 06/07/2010 16:06:12



A sorte está lançada e que vença o melhor

Começa hoje uma nova etapa do calendário eleitoral. A partir dessa data os candidatos já podem, abertamente, sair em busca do voto, conquistar o eleitor e lançar mão de todos os argumentos para aumentar a cada dia o cabedal eleitoral.

O jogo começa a ser jogado, os times estão completos, a sorte está lançada e que vença o melhor.

No entanto, para que o campeonato tenha um desfecho digno e que as regras não sejam corrompidas é necessária à presença de um juiz que tenha puço, altivez, atui com imparcialidade, não seja arbitrário, corrompido e que comande a partida exigindo honestidade e ética por parte dos jogadores. Que honre a beca preta que ostenta durante todo o campeonato.

Para o campeonato obter um bom resultado e transmita para os torcedores exemplos de democracia e de cidadania, o árbitro tem a obrigação de zelar pelo jogo, ficar atento à cada lance da partida. Admitir que se trata de uma peça fundamental para o êxito e brilhantismo da partida. Evitar a prática política de troca de favores, na qual os eleitores são tidos como “clientes”.

A primeira ação é evitar que o dinheiro público sirva de barganha em troca de um gol. Não permitir que o poder econômico intervenha no jogo e transforme o cidadão em simples “laranja” eleitoral. A dignidade desse campeonato está, acima de tudo, na capacidade de não se admitir artimanhas dentro do campo e que os interesses individuais não se sobreponham aos coletivos.

O arbitro do campeonato deve ter convicção que a oferta de vantagens, materiais ou financeiras, para obter o apoio do torcedor, tipifica abuso do poder econômico conhecida também como clientelismo. Trata-se de uma das faltas mais antigas. Sua origem remonta ao mundo grego e romano. A primeira tentativa de coibir esse tipo de delito ocorreu na Inglaterra em 1854, com o Corrupt Illegal Practices Act.

O meritissimo precisa ter conhecimento de que, antes da partida, o atleta sempre pauta seus projetos e funções de acordo com interesses de indivíduos ou grupos, com os quais cultiva uma relação de proximidade pessoal. Em troca, recebe votos, ferindo mortalmente as regras pré-estabelecidas.

Também, é necessário levar em consideração, que o campeonato é realizado em campo democrático de forma que as regras não podem ser atropeladas. É fundamental que tenha a convicção de que somente no autoritarismo, as garantias individuais são suspensas, a imprensa é censurada e, em alguns casos, a Constituições é reescrita ao sabor dos detentores do poder.

Quanto aos torcedores é fundamental que saibam que os confrontos serão intensos e que durante a partida aparecerão alguns jogadores declarados e outros dissimulados, além daqueles que agem de maneira sorrateira, fazendo-se passar por amigos, mas que aguardam a oportunidade para tirar vantagem das situações desfavoráveis. Também tem o jogador que atua em todos os times e em todas as posições.

Com a derrota da Seleção na Copa do Mundo a torcida, a partir de hoje, deve ficar antenada para o campeonato que se inicia. É nesse período que cada jogador tem a chance de se promover, fazer-se conhecer pelos torcedores, angariar simpatia dentro das regras e dos limites.

É nessa etapa do campeonato que cabe ao torcedor ficar bem atento para cada lance, para cada jogada e escolher os melhores. Escolher aqueles que realmente sirvam para titular e que façam gols. Gols válidos e honestos. Não vale gols impedidos, desleais e nem tão pouco feitos com a mão.

Fonte:ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia