Política : Inscristos
Enviado por alexandre em 06/07/2010 15:51:59



TRE/RO aceita inscrição dos fichas-sujas

Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia- TRE/RO, aceitou ontem (segunda-feira dia 05) pedidos de registro de candidatos para o pleito de outubro sem analisar se os políticos se enquadram no conceito de "ficha suja" previsto na Lei Eleitoral. A legislação veta candidaturas de condenados por órgãos colegiados do Judiciário, como Tribunais de Justiça estaduais e pelo próprio TRE.

O cartório do tribunal só realizou o protocolo dos requerimento de inscrição e dos documentos exigidos pelas regras eleitorais, como as declarações de bens e as certidões de antecedentes. O exame da situação dos "fichas-sujas" só vai ocorrer após os TRE publicar na imprensa oficial as listas de quem pediu registro.

Somente após essa fase o Ministério Público Eleitoral e os partidos políticos poderão pedir a impugnação das inscrições dos "fichas-sujas".

As impugnações serão analisadas pelo TRE, que pode decidir pelo indeferimento dos pedidos de registro dos condenados.

O prazo para que os TRE julgue os processos de inscrição termina no dia 5 de agosto. Os candidatos que não conseguirem o registro podem recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Autor Alexandre Araujo

Fonte ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia