Saúde : BÚFALOS
Enviado por alexandre em 14/12/2011 20:10:31



Criada a Comissão que vai estudar manejo e abate de búfalos no Vale do Guaporé

O governador Confúcio Moura (PMDB) publicou hoje no Diário Oficial do Estado dois decretos que cria e nomeia os membros da Comissão Multidisciplinar responsável pelas ações de manejo dos búfalos (Bubalus bubalis) da Fazenda Pau D’Óleo, na região do Vale do Guaporé.

A comissão será formada por sete pessoas, presidida pelo coronel e ex-comandante do Batalhão Ambiental, Josenildo Jacinto e representantes de órgãos ligados ao meio ambiente (Sedam, Instituto Chico Mendes, Ministério da Agricultura, Idaron e Embrapa).

A discussão sobre o abate de búfalos da Fazenda Pau D´óleo começou há alguns anos e até mesmo os ambientalistas defendem sua realização pelo Estado. A superlotação dos bubalinos hoje é uma ameaça real a todo o ecossistema da Reserva Biológica do Vale do Guaporé, chegando a ponto de interferir até na reprodução de peixes aves e tartarugas.

Segundo dados do Governo do Estado, hoje há na região uma população estimada em mais de cinco mil búfalos dentro da área da Fazenda Pau D´Óleo. Em outubro, os membros da comissão se reuniram com o governador Confúcio Moura e discutiram medidas que serão adotadas para o início dos abates dentro da reserva.

Diante da gravidade do problema o governador determinou que se fizesse o abate dos animais de forma sustentável ao tomar conhecimento de que os danos ambientais causados pelos bubalinos levarão décadas para serem revertidos.

O pesquisador da Embrapa, professor Ricardo Gomes Araujo Pereira que pesquisa os búfalos desde 1983 apresentou um projeto de abate dos animais que deverá ser desenvolvido por um período de 10 anos. A meta é abater 540 búfalos por ano, a carne seria transformada em charque e comercializada no mercado interno. Mas antes de iniciar o abate será necessário montar uma infra-estrutura para dar suporte logístico na captura dos animais. O trabalho de resgate e abate dos búfalos esta previsto para começar no início de 2012.

Fazenda Pau D’òleo

A fazenda Pau D´oleo foi criada em 1953, na época foram trazidos da Ilha de Marajó 36 búfalos mestiços da raça carabao, sendo 30 fêmeas e seis machos que foram abandonados no local. Com comida e água em abundância os bichos se reproduziram demasiadamente causando desequilíbrio na natureza, além de serem extremamente selvagens. Os búfalos interferem na reprodução de peixes, aves e tartarugas. Com o abate dos animais o governo do Estado conseguirá fazer o controle ecológico, sanitário e avaliar os impactos negativos.



Fonte: O RONDONIENSE

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia