Justiça : Nome de Zanin já é dado como certo entre ministros do STF
Enviado por alexandre em 26/05/2023 09:51:06

Lula almoçou com Alexandre de Moraes e Flávio Dino nesta quarta-feira

Cristiano Zanin Foto: André Coelho/EFE

O presidente Lula (PT) já informou aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) quem será seu indicado para assumir a vaga de Ricardo Lewandowski na Suprema Corte. Como já esperado, o nome escolhido pelo petista é o de seu advogado Cristiano Zanin Martins, que o defendeu no processo da Operação Lava Jato. As informações foram reveladas por fontes da CNN no STF e Planalto.

Desde que assumiu o país, Lula vem honrando com cargos privilegiados aqueles que estiveram com ele durante seus amargos momentos e empreendendo uma caçada aos que atuaram em seu desfavor. O presidente esteve preso durante 580 dias em Curitiba.

Leia também1 Estadão critica Lula por cogitar Zanin no STF: "Mau caminho"
2 Alexandre de Moraes reclama de Lula durante festa de casamento
3 Barbosa "alerta" Lula para "erro" em não indicar negro ao STF
4 Joaquim Barbosa: Lula “está seguindo a linha do Bolsonaro”
5 Moraes articula para aumentar ainda mais seu poderio no TSE

Se consumada a indicação, o fiel escudeiro de Lula terá de ser submetido a uma sabatina no Senado, mas não deve ser fator impeditivo, já que o Brasil possui tradição de aprovação de indicados ao STF pela Presidência.

Lula almoçou com o ministro Alexandre de Moraes e seu ministro da Justiça, Flávio Dino, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (24).

Moraes tem seu favorito para a cadeira, o corregedor nacional de Justiça e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Felipe Salomão. Já Lewandowski fez lobbie por Manoel Carlos de Almeida, ex-secretário-geral do STF e do TSE.

Em outubro, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, irá se aposentar. Lula, então, indicará mais um nome para o tribunal, totalizando duas cadeiras ao petista na Suprema Corte em apenas 10 meses de governo.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia