Brasil : Sabonete que 'restaura a virgindade' viraliza em todo mundo
Enviado por alexandre em 20/03/2023 09:57:18

As redes sociais nas Filipinas têm sido inundadas por diversas postagens falsas sobre a área de saúde, nos últimos anos, aumentando a preocupação entre os profissionais do segmento. Um dos conteúdos mais recentes que chamam a atenção é um sabonete que promete “restaurar a virgindade” das mulheres.

 

Divulgado pela influencer Rosanel Demasudlay, o produto, com formato de coração, é apresentado por ela como uma suposta solução segura para usar na região da vagina e devolver a virgindade ao público feminino. Ele também serviria para tratar problemas de pele, segundo a jovem.
Tentando garantir que se trata de um item verdadeiro, a youtuber chega a afirmar que o produto foi aprovado pela Philippine Food and Drug Administration. A agência, que realiza um trabalho parecido com o da Anvisa no Brasil, é responsável por regular o mercado de medicamentos e alimentos no país asiático.

 

O vídeo do sabonete da virgindade foi divulgado por Demasudlay em agosto do ano passado, em seus perfis nas redes sociais, e visualizado mais de 10 mil vezes desde então. Na gravação, que tem cerca de 15 minutos de duração, ela faz uma série de suposições a respeito do produto para promovê-lo.

 

Veja também

 

Como seria a temperatura da terra sem uma atmosfera?

 

Por que o casco dos navios é pintado de vermelho?

 

INFORMAÇÃO FALSA

 

(Fonte: AFP/Reprodução)

 

De acordo com a equipe de checagem de fatos da Agência France Press (AFP), o “sabonete da virgindade” não passa de enganação, obviamente. Ao contrário do que a influenciadora digital afirma no vídeo, a agência reguladora do país não aprovou nem recomenda o produto.

 

O que o órgão fez, na verdade, foi alertar os consumidores sobre os perigos que o “Bar Bilat Virginity Soap”, como o cosmético é conhecido originalmente, traz. Além de não aprová-lo, a autoridade de saúde diz que o uso pode causar vários problemas, de irritação da pele à falência de órgãos.

 

Meses após a publicação original em que divulgava o sabonete, Demasudlay chegou a admitir, em outra postagem, que o uso do produto causou coceira “a ponto de sangrar”. Apesar dos problemas enfrentados, a youtuber não interrompeu a promoção do item que prometia restaurar a virgindade.

 

Postagens enganosas como esta passaram a se difundir cada vez mais nas Filipinas após a pandemia de covid-19, segundo a publicação. Elas envolvem produtos não testados que prometem tratamentos fáceis e rápidos para diferentes tipos de doenças, atraindo a atenção dos internautas.

 

FACILIDADE PARA PROMOVER ANÚNCIOS ENGANOSOS

 

(Fonte: GettyImages)

 

A baixa quantidade de médicos no território filipino, aliada ao uso intenso da internet no país, formam um cenário propício para o crescimento da desinformação online. Além disso, o sistema de verificação de postagens do Facebook, rede social mais popular por lá, tem demorado a detectar as publicações enganosas, conforme a agência de notícias.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Outro caso que chamou a atenção nas Filipinas foi o uso de colírios sem prescrição médica, após ação de divulgação na web, afetando pacientes de até 12 anos, deixando as crianças cegas.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia