Regionais : Mourão: Governo quer rebaixar militar à “segunda categoria”
Enviado por alexandre em 19/03/2023 23:56:20

Senador reagiu à proposta do governo Lula em vedar aos militares da ativa cargos públicos

Hamilton Mourão Foto: Romério Cunha/VPR

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) afirmou que a proposta do governo Lula (PT) de vedar cargos públicos aos militares da ativa tem como finalidade tratá-los como “cidadãos de segunda categoria”.

A declaração ocorreu durante entrevista à Folha quando o ex-vice-presidente da República foi questionado sobre a iniciativa do PT em pôr fim às operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). De acordo com ele, a intenção é apenas “tacar fogo no parquinho”.

Leia também1 Mourão teme que caso das joias árabes prejudique almirante
2 Hamilton Mourão diz que não falou mais com Jair Bolsonaro
3 Mourão promete agir contra decreto de Lula para CACs
4 Para Mourão, falas de Marcos do Val não têm fundamento
5 Mourão ficará em sala próxima ao líder do PT no Senado

Quanto à proposta do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, para impedir que militares sejam empossados em cargos políticos, Mourão respondeu sem parcimônia.

– Na realidade, ela (proposta) quer tratar os militares como cidadãos de segunda categoria. A legislação é muito clara: se o militar vai concorrer a um cargo eletivo, ele vai ter que se filiar a um partido político (…) e entrar em licença.

– Se você tem uma pessoa dentro do Exército, Marinha ou Força Aérea com competência específica para um cargo, você vai deixar de usar aquele servidor que nós, a nação, treinamos, conseguimos os meios para ele estudar e se aperfeiçoar? “Não, eu vou deixar esse cara aqui, ele só serve para ir para a guerra” – concluiu.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia