Justiça : Campanha humanitária
Enviado por alexandre em 01/07/2010 13:42:15



Centro de Ensino Técnico participa da campanha “Seja um doador de medula óssea”

A população de Ouro Peto do Oeste respondeu sim a campanha de doação da medula óssea, tendo a frente o Hospital de Cancer de Barretos/SP que se fez presente com uma equipe de profissionais da área médica e voluntários.

Em Ouro Preto do Oeste a campanha teve a participação ativa do Centro de Ensino Técnico – CEET que disponibilizou uma equipe de 60 alunos do cursos de enfermagem e 04 enfermeiros de nível superior que atuaram na orientação da coleta de sangue das pessoas que atenderam ao chamado de ser um doador de medula óssea.



De acordo com a direção do CEET a campanha de cunho social e humanitário é imprescindível a participação de toda sociedade civil organizada e neste contexto o CEET aderiu a campanha com toda sua infra-estrutura que se fez necessária.

A campanha ocorreu no período de 22 a 26 de junho passado com postos de coletas em vários pontos da cidade no qual o doador inicialmente preencheu uma ficha com todos seus dados pessoais, em seguida é coletada uma pequena amostra de sangue (10ml) para um teste de identificação da sua tipagem genética que se chama HLA.



Depois deste processo o sangue é enviado para análise no banco de dados do REDOME na cidade do Rio de Janeiro e se for compatível com algum paciente que estiver aguardando a doação, este será chamado e levado para realizar a coleta da medula.

A doação de medula óssea é fácil e seria muito simples se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de UMA EM CEM MIL.


Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar medula óssea. Esta é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, e se recompõe em apenas 15 dias.

O enfermeiro Rodrigo que é professor do CEET explicou o que é medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.



As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo e nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.


“Os riscos são poucos e relacionados a um procedimento que necessita de anestesia, sendo retirada do doador a quantidade de medula óssea necessária (menos de 15%). Dentro de poucas semanas, a medula óssea do doador estará inteiramente recuperada. Uma avaliação pré-operatória detalhada verifica as condições clínicas e cardiovasculares do doador visando a orientar a equipe anestésica envolvida no procedimento operatório”, disse o profissional da área de saúde.


Autor: Alexandre Araujo


Fonte: ouropretoonline.com


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia