Coluna Mulher : Aplicativo para proteção de mulheres vítimas de violência
Enviado por alexandre em 01/02/2023 00:25:19

Para prevenir e garantir maior proteção para vítimas de violência doméstica no Amazonas, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) conta com o aplicativo “Alerta Mulher”. Disponível desde 2018, o aplicativo funciona como mais um serviço da rede de proteção no enfrentamento à violência doméstica e familiar da secretaria. Atualmente, cerca de 1,4 mil mulheres são cadastradas no serviço.

 

Desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), em parceria com a Sejusc, o App é um canal para as vítimas de violência se comunicarem com a polícia com prioridade, sendo solicitado, principalmente, para mulheres que apresentam risco de morte decorrente de violência.

 

A coordenadora do “Alerta Mulher”, Kallyne Bruna, explica que ele é instalado no celular da vítima pelo Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem). Depois do processo, a mulher passa a ser georreferenciada por uma equipe localizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

 

Veja também 

 

Mulheres da Zona Rural de Manaus começam a ser beneficiadas pela prefeitura com inserção de DIU

 

Procuradoria Geral da República apresenta mais 150 denúncias contra suspeitos de participação em atos golpistas

“Esse aplicativo vem trazendo segurança para essas mulheres, já que a partir do telefone delas, elas conseguem ter essa resposta da rede de atendimento e isso aproxima mais as mulheres dos nossos serviços, da rede de atendimento que vem crescendo cada vez mais a cada dia”, reforça Kallyne.

 

FUNCIONAMENTO

 

 

O cadastro no aplicativo acontece após a vítima registrar Boletim de Ocorrência (BO) e, em seguida, solicitar a medida protetiva do Judiciário. Com a garantia, a mulher é encaminhada às unidades do Sapem da Sejusc – responsável por orientar a vítima sobre como utilizar o aplicativo.

 

Após o acionamento emergencial do aplicativo, um profissional especializado entra em contato com a usuária em tempo real, para verificar se ela está em situação de risco. Quando confirmada a necessidade, a viatura mais próxima à vítima é enviada imediatamente para onde a mulher estiver.

 

O aplicativo está disponível para Android, com monitoramento 24 horas por dia, durante os sete dias da semana por meio de Wi-fi e dados móveis.

 

REDE DE PROTEÇÃO

 

 

 

A psicóloga do Sapem Norte, Lorena Leão, pontua que o aplicativo é um meio de ajudar a mulher tanto no quesito de segurança física quanto psicológica.

 

“Quando a mulher se encontra em situação de violência, ela se sente com muito medo, com insegurança, se vão ou não acreditar nela, e aqui na unidade nós damos todo o suporte para ela.

 

Então o aplicativo ‘Alerta Mulher’ tem esse papel de dar o apoio a essas mulheres, para que ela se sinta segura, para que ela perceba que tem possibilidades”, comenta Lorena.

 


Integrado no projeto Nova Rede Mulher, o aplicativo “Alerta Mulher” faz parte da rede de proteção e enfrentamento à violência contra as mulheres. Coordenado pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres, a rede abrange equipes do Sapem, Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante (CAANP) e o Ônibus da Mulher. 

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia