Coluna Mulher : Saúde íntima: 6 dicas para evitar problemas ginecológicos no verão
Enviado por alexandre em 27/01/2023 00:28:58

Especialista explica como as mulheres podem se prevenir de alguns dos problemas ginecológicos mais comuns do verão

O verão é um período em que a atenção com o organismo deve ser redobrada, afinal, os dias quentes e o sol intenso podem provocar uma série de problemas à saúde, incluindo o da região íntima.

 

Isso porque, no verão, alguns problemas ginecológicos costumam aparecer e prejudicar a saúde feminina. Por isso, o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, aponta alguns cuidados que as mulheres devem ter durante a estação.

 

“Ficar com o biquíni molhado ou até mesmo usar roupas sintéticas podem fazer com que os corrimentos se tornem mais recorrentes nessa época do ano”, alerta o médico.

 

Veja também

 

Esfoliação funciona? Conheça os benefícios dessa etapa de skincare

 

Por que nunca é uma boa ideia espremer uma espinha?

Segundo o especialista, é fundamental manter uma higienização adequada e evitar a umidade prolongada na região da vagina. “Trocar os biquínis úmidos por secos, apostar em roupas mais leves e ventiladas como saias e vestidos e, principalmente, buscar orientação médica sempre que notar algo errado”, adverte.

 

Dentre os problemas ginecológicos que surgem mais no verão, o ginecologista destaca a candidíase, a tricomoníase e a vaginose. Para evitá-las, ele sugere 6 dicas práticas que podem minimizar os riscos de desenvolver tais doenças:

 

NÃO USE ROUPAS APERTADAS


Evite usar calças apertadas. Prefira utilizar vestidos e saias, além de calcinhas de algodão.

 

APARE OS PELOS PUBIANOS


Sempre apare os pelos pubianos! Isso não só facilita a higienização, como também reduz os odores e a umidade local que favorece fungos, bactérias e vírus.

 

NÃO USE SABONETE COMUM


Não utilize sabonete comum na higiene íntima e, após a lavagem externa, use uma toalha higiênica. O uso regular e descuidado do papel higiênico pode causar irritação local.

 

HIGIENIZE A VAGINA CORRETAMENTE


Faça sempre uma higiene íntima após o ato sexual, ao urinar e ao evacuar, com sabonete neutro ou íntimo. Além disso, lembre-se de trocar o absorvente durante a menstruação.

 

ATENÇÃO AO LAVAR A ROUPA ÍNTIMA


Lave as roupas íntimas com água e sabão e seque-as ao sol. Não seque peças íntimas em ambientes fechados e úmidos como banheiros.

 

 

NÃO COMPARTILHE PEÇAS ÍNTIMAS


Jamais compartilhe seus objetos íntimos, como sabonetes, peças íntimas e toalhas, por exemplo. Você pode contrair infecções e outras doenças através delas. 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia