Política - EXPLICANDO - Notícias
(1) 2 3 4 ... 6994 »
Política : EXPLICANDO
Enviado por alexandre em 02/09/2014 00:15:23


Juiz eleitoral reúne a imprensa para falar sobre a propaganda eleitoral
O juiz titular da 13ª Zona Eleitoral da Comarca de Ouro Preto do Oeste Doutor José Antônio Barretto reuniu a imprensa para falar sobre algumas regras da propaganda eleitoral desse ano. A Lei Eleitoral passa por modificações entre uma eleição e outra e muitas vezes isso confunde eleitores e candidatos que não sabem ao certo o que pode e o que não na campanha. Há também aqueles candidatos quem infringem as regras acreditando que não serão pegos, abusando para divulgar seus nomes.

De acordo com o magistrado a reunião com os profissionais da comunicação teve como objetivo tratar do cronograma eleitoral que foi adotado pelo TSE, para a eleições deste ano. Com o intuito de orientar a toda imprensa de como todos devem se comportarem mediante a propaganda eleitoral, e que os mesmos não venha cometer crimes eleitorais, pois é a imprensa que dá transparência maior na divulgação das regras da lei eleitoral mostra ao povo e ao eleitor como o candidato deve se comportar durante o período eleitoral. O descumprimento dessas vedações constitui infração e sujeita o responsável pela divulgação e o beneficiário, quando comprovado o seu prévio conhecimento, à multa de R$ 5.000,00 a R$ 30.000,00.

O juiz que é o coordenador da propaganda eleitoral nos municípios de Ouro Preto do Oeste, Nova União, Mirante da Serra, Teixeirópolis e Vale do Paraíso,classificou até o presente momento como dentro da normalidade o processo eleitoral no tocante a sua jurisdição. Dr. Barretto revelou que a Justiça Eleitoral recolheu no último sábado no município de Nova União 52 cavaletes que estavam infringindo a legislação vigente, bem como em Ouro Preto cerca de 20 cavaletes também foram recolhidos. “A Justiça Eleitoral vem cumprindo com a sua missão, mesmo com o numero reduzido de serventuário. Mas ressalto que é importante que o cidadão participe denunciando as irregularidades com provas e não denunciar por denunciar porque vamos ter um clima de denuncismo que nada vem somar ao processo democrático”, disse o juiz eleitoral que apresentou copia da ata que os representantes de partidos políticos participaram de uma reunião a cerca das regras da propaganda eleitoral


Saiba as regras para campanha eleitoral 2014

- Até a véspera das eleições, dia 4 de outubro próximo, o candidato pode utilizar carro de som, das 8h às 22h, desde que respeite os limites de decibéis.

- Faixas, placas, cartazes têm que ter até quatro metros.

- Cavaletes, bonecos e cartazes podem ser colocados em vias públicas, desde que sejam móveis e que não atrapalhem o andamento.
- Trios elétricos; Proibido, exceto para sonorização de comício

- Comícios reuniões poliitcas: Permitido das 8h às 24h
- Os comícios são permitidos até o dia 2 de outubro.

- Debates têm que ter linguagem de libras ou legendas.

- Debates são permitidos até 2 de outubro.

- Material gráfico só pode ser distribuído até as 22h do dia 4 de outubro.

- Anúncios na imprensa escrita e na internet podem até o dia 3 de outubro.

- Sites devem ser comunicados à Justiça Eleitoral.

- Mensagens eletrônicas (via celular ou internet) tem que ter dispositivo para o eleitor se descadastrar.

- No dia da eleição pode haver manifestação em apoio a um candidato, desde que seja silenciosa e individual.

- Não pode usar vestuário padronizado, com estampa do nome, número, partido do candidato ou qualquer outra referência.



Fonte: ouropretoonline.com

Regionais : Teixeirópolis: trio joga garrafa e pedra no telhado do quartel da PM, após aposta
Enviado por alexandre em 01/09/2014 22:42:22

Um menor de 16 anos de idade é apreendido após ele e mais dois suspeitos maiores de idade terem jogado uma garrafa e uma pedra no telhado do quartel da Polícia Militar do município de Teixeirópolis. O delito aconteceu na noite desta última sexta-feira (29), por volta das 23h50, na rua Genival de Souza.

Segundo consta no boletim de ocorrência, uma guarnição policial estava no quartel quando escutaram um forte barulho e em seguida três pessoas passaram correndo em frente à unidade militar. De imediato, uma viatura saiu em diligência logrando êxito em apreender apenas um dos suspeitos, próximo a uma sorveteria, sendo ele menor de idade.

Em contato com testemunhas, informaram que os três suspeitos haviam feito uma aposta para ver quem teria coragem de jogar garrafa de vidro e pedra no telhado do quartel da Polícia Militar. Foi informado aos PMs que um dos que conseguiram fugir, que é reincidente em vários delitos cometidos na cidade, minutos antes estava urinando na frente das pessoas, cometendo ato obsceno.

Foi acionada uma conselheira tutelar para acompanhar o menor, e por não ter conseguido contato com a mãe do infrator, o mesmo ficou sob responsabilidade de uma professora que iria entregá-lo aos pais assim que amanhecesse.

GAZETA CENTRAL

Regionais : Comentarista econômico da Globo News profere palestra em Porto Velho
Enviado por alexandre em 01/09/2014 22:38:55

O comentarista econônimico da Globo News George Vidor será um dos palestrantes do XI Encontro dos Revendedores de Derivados de Petróleo e Lojas de Conveniência do Norte do Brasil, que acontecerá nos dias 4 e 5 de setembro no Hotel Aquarius em Porto Velho.

Jornalista com formação em Economia e professor universitário, ele vai discorrer sobre o tema "Conjuntura Político – Econômica Brasileira.A sua palestra será na abertura do evento no dia 4 às 17h30.

Além da apresentação do renomado palestrante que também é editorialista do Jornal O Globo, o Encontro contará com outras palestras e uma feira de produtos e serviços para representes de postos de combustíveis , público - alvo da programação . 

Segundo o presidente do Sindipetro – RO ( Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Rondônia ), Rafael Alexandre Figueiredo Gomes, a proposta é fortalecer o setor na região Norte com informações nas áreas de gestão empresarial e economia. 

George Vidor apresentará o atual cenário político e econômico do Brasil , focando fatos como a divulgação da estimativa preliminar do PIB (Produto Interno Bruto) para o segundo semestre. 

"Mesmo com crescimento minguado, o país tem hoje índices de desemprego 
invejáveis, e com formalização crescente, o que garante os salários 
reais", escreveu Vidor no seu blog do Jornal O Globo no dia 26 de agosto deste ano. "É claro que é um quadro que não se perpetuará se a economia não 
reagir", completou ele

João Albuquerque

Regionais : Amir Lando é contra a flexibilização da Voz do Brasil e a favor das 30 horas semanais para enfermeiros
Enviado por alexandre em 01/09/2014 22:37:26

O plenário da Câmara dos Deputados se reúne para a semana de esforço concentrado e votar uma série de matérias que trancam a pauta. Destaque para a Medida Provisória (MP) 648/2014, que flexibiliza o horário da Voz do Brasil, o cancelamento da Política Nacional de Participação Social, além da conclusão da proposta que estabelece nova jornada para caminhoneiros e a carga de trabalho de 30 horas semanais para enfermagem.

O primeiro item da pauta será a votação da proposta que torna flexível o horário da Voz do Brasil. De acordo com a MP, as emissoras de rádio poderão transmitir o programa entre às 19h e 22h. Para o Deputado Federal Amir Lando (PMDB-RO), o ouvinte tradicional, principalmente os que não têm acesso a outros meios de comunicação serão prejudicados. “Em Rondônia, em toda a região Norte do País, existem centenas de milhares de ouvintes que tem acesso às notícias do Executivo, dos trabalhos do Congresso Nacional e do Judiciário somente através da Voz do Brasil. Alterar o horário vai trazer transtornos e confundirá o ouvinte acostumado com o mesmo horário há 70 anos”, disse.

O parlamentar criticou as emissoras de rádio que são favoráveis a Medida Provisória. “Os empresários visam apenas os lucros, porque sabem que o horário da Voz do Brasil é economicamente viável para as rádios. O programa, criado na Era Getúlio Vargas, é para que o povo brasileiro tenha acesso às ações do governo em Brasília”, lamentou Amir Lando.

 

30 horas semanais para enfermagem

Também está na pauta de votações o Projeto de Lei 2.295/2000, que altera para 30 horas a jornada de trabalho para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Em junho, o Deputado Amir Lando foi procurado por representantes da categoria de Rondônia e passou a defender os interesses da categoria. O parlamentar apresentou um requerimento de inclusão de pauta da matéria no Plenário da Câmara dos Deputados. “Esse projeto é uma antiga reivindicação justa e que deve ser aprovada pelo Congresso Nacional. Quem conhece o dia- dia dos enfermeiros, técnicos e auxiliares sabem que a responsabilidade deles é grande e a profissão merece respeito e o reconhecimento do parlamento brasileiro”, disse.

ASCOM

Política : ELEIÇÕES 2014
Enviado por alexandre em 01/09/2014 22:36:33


Condições das estradas preocupa Expedito Junior
A falta de conservação e a consequente má condição de trafegabilidade em
grande parte das rodovias rondonienses foram relatadas ao candidato ao
governo pela coligação Muda Rondônia, Expedito Junior, como um dos grandes
problemas que o setor produtivo já começa a enfrentar em vários pontos do
Estado, mesmo a cerca de dois meses do início do inverno amazônico.

No último fim de semana, em campanha na grande região de Rolim de Moura e
no Vale do Guaporé, Expedito ouviu muita reclamação de produtores das
regiões de São Felipe, na zona da mata e ao longo de municípios do Vale do
Guaporé, que se disseram preocupados com as condições das estradas que não
oferecem indíciosde segurança e boa trafegabilidade quando começarem as
chuvas.

Rondônia possui cerca de 20.300 quilômetros de rodovias, sendo pouco mais
de 10%, ou seja, em torno de 2.500 quilômetros pavimentados, dos quais a
maioria é da BR-364 e mais de 13 mil quilômetros da malha viária não
pavimentados. Outros 4.300 quilômetros são de rodovias planejadas.

Ao invés de encarar o problema em seu conjunto, os dois últimos governos
optaram por secciona-lo. Ivo Cassol priorizou as estradas rurais, enquanto
que o atual governo anunciou que trabalharia mais nos municípios, para
asfaltar vias urbanas em conjunto com as prefeituras, o que foi “um grande
equívoco”, na avaliação do candidato tucano, “tanto de um quanto do
outro”.

Segundo Expedito Junior, nos últimos 12 anos, o meio rural e as cidades
cresceram e se desenvolveram e não poderiam, portanto, ser tratados de
forma discriminada. “Nós temos uma visão do conjunto. Temos consciência da
necessidade de se ajudar os municípios nas obras de urbanização,
principalmente no asfaltamento de ruas, mas não podemos prescindir de
garantir as melhores condições de trafegabilidade nas rodovias rurais,
sejam estaduais ou municipais, a qualquer época do ano, principalmente no
inverno amazônico e não apenas na estação da seca”, defende ele.

O candidato que prega uma mudança de rumos na condução dos destinos de
Rondônia adiantou que apresentará à sociedade rondoniense um programa de
manutenção permanente das rodovias para que os problemas sejam atacados à
medida que se apresentam e não apenas em épocas distintas, como é
atualmente, sob nomes fantasiosos que servem apenas para justificar gastos
com propagandas e exploração na mídia.

ASCOM

(1) 2 3 4 ... 6994 »