Regionais - Rondônia ganha destaque entre os 10 melhores cafés conilon do Brasil - Notícias
(1) 2 3 4 ... 12073 »
Regionais : Rondônia ganha destaque entre os 10 melhores cafés conilon do Brasil
Enviado por alexandre em 19/10/2017 21:05:05


É cada vez mais notório o reconhecimento da qualidade do café de Rondônia entre os melhores do país. O avanço da produção do café conilon no estado e os esforços para mostrar a potencialidade da bebida são agora recompensados com a abertura do mercado para o mundo. Selecionados entre os dez melhores do Brasil, três amostras de café de produtores de Rondônia serão degustadas pelos maiores compradores do mundo e um deles pode levar o título de coffee of the year 2017.

Mais de 230 amostras de cafés foram inscritas para concorrer ao Coffee of the Year 2017, evento que reúne amostras nacionais de café enviadas por produtores de todo o país para serem provadas e avaliadas por classificadores nacionais e internacionais. Desses, foram selecionados 150 café arábica e 10 robusta/conilon para ser degustados e escolhido o campeão de 2017 durante a Semana Internacional do Café (SIC), que acontece de 25 a 27 de outubro, em Belo Horizonte-MG.

Pelo terceiro ano consecutivo, Rondônia participa com estande na SIC, levando, em parceria com o Sebrae, os cafeicultores vencedores do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café (Concafé). O concurso, realizado pelo governo de Rondônia por meio da Emater-RO, Seagri e Idaron, em parceria com a Embrapa, Sebrae e Câmara Setorial do Café, tem permitido aos cafeicultores aperfeiçoarem a sua produção com inserção de tecnologias para atenderem às exigências do mercado nacional e internacional.

Com isso, ganha o produtor que agrega valor a seu café, agora com mais qualidade e atingindo o nível de competitividade com os melhores cafés do país e o estado, que ganha visibilidade com uma produção de excelência em cafeicultura da espécie canéfora.

CAFÉ ROBUSTA
Com o investimento na lavoura cafeeira, Rondônia, cuja maioria dos pés de café plantados pertence à espécie canéfora, vem ganhando notoriedade e mostrando que o café robusta, o patinho feio da família do café, pode se transformar em um belo cisne.

Por razões históricas e preferências de mercado, o café arábica se tornou a bebida mais consumida e melhor apreciada, enquanto o canéfora/robusta, para agregar valor à matéria-prima, limitava-se a fazer parte do café solúvel, entretanto, nos últimos anos esse conceito de que o café robusta não serve para bebida está mudando. Os investimentos feitos no material genético para garantir a qualidade e treinamento de degustadores para distinguirem o sabor do robusta e diferenciá-los, como é feito com o arábica, têm contribuído para apreciação da bebida.

Conquistando espaço a cada ano, o robusta vem sendo apreciado e ganhou espaço na Semana Internacional do Café. As dez melhores amostras selecionadas participarão da sala Cupping e Negócios do evento, desses três são de Cacoal: os irmãos Anerlei Sergio Kalk e André Kalk e Tiago Novaes Duarte, do sítio cafezal 2. Nessa sala as bebidas são provadas por classificadores e compradores nacionais e internacionais. “É uma grande conquista para o estado que ganha reconhecimento com um produto de nível tão alto”, diz o extensionista da Emater-RO, Janderson Dalazen.

O extensionista explica que para ser classificado e ficar entre os finalistas tem que ser um café especial ou gourmet e estar acima de 80 pontos da classificação da SCAA, a Associação Americana de Cafés Especiais. Das dez amostras que serão degustadas na sala Cupping e Negócios, três serão escolhidas para participar do Coffee of the Year Brasil, que definirá o melhor café do ano.

Acesse aqui a lista dos melhores café arábica e robusta classificados para o Coffee of the Year 2017:

SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ 2017
A Semana Internacional do Café é um evento que reúne todo o segmento da cadeia do café. Cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores estarão focados nas áreas de mercado e consumo, conhecimento, inovação, empreededorismo e negócios do café brasileiro.

Desde que iniciou o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café (Concafé), Rondônia tem sido representada no evento com estande que, além dos parceiros do Concafé, conta com o apoio da Superintendência de Desenvolvimento (Suder) do governo de Rondônia.

Os quatro vencedores do concurso, Tiago Moraes Duarte, Nilton Marques de Lima e André Kalk, em qualidade da bebida, e Ronaldo da Silva Bento, campeão em sustentabilidade estarão participando do estande. “É uma oportunidade que os nossos cafeicultores têm de ouvir palestras de profissionais renomados, conhecerem os caminhos para um café de excelência e trazer essa experiência para a sua lavoura”, diz Janderson. Além dos quatro campeões do Concafé nas categorias bebida e sustentabilidade, também estarão participando sete produtores do projeto Cafeicultura de Rondônia, do Sebrae.

Fonte: Secom

Regionais : Menina de 13 anos tem cabelos cortados e roubados por dois homens na rua
Enviado por alexandre em 19/10/2017 21:00:58


Uma menina de 13 anos, identificada como D. V. A. V., foi abordada por dois homens em uma moto e teve seus cabelos cortados e roubados, no final da manhã desta quarta-feira (18), em Rondonópolis (a 277 km de Cuiabá). Foram roubados cerca de 80 cm de cabelo da menina.

Segundo informações da polícia, uma guarnição da PM fazia rondas quando foi abordada pelo pai da menina, que narrou a ocorrência. A garota saiu da casa de sua avó, no bairro Jardim Rondônia, por volta das 10h50, para ir até uma creche, onde a avó trabalha, para levar o almoço. No caminho ela foi abordada por dois homens em uma moto vermelha.

Um deles desceu e a empurrou contra um muro, dizendo para que não gritasse. Ele retirou uma tesoura do bolso, cortou o cabelo da vítima e fugiu em seguida. A garota conseguiu ver apenas um dos suspeitos, o condutor da moto, que seria alto, magro e usava um capacete escuro. A Polícia Militar ainda fez rondas pela região, mas não encontrou os suspeitos.

olhar direto

Regionais : Funcionária pública de 56 anos é atacada por dois galos
Enviado por alexandre em 19/10/2017 20:55:46


Uma funcionária pública municipal de 56 anos procurou a Polícia Civil para dar queixa contra um ataque e registrou um boletim de ocorrência de omissão de cautela na guarda/condução animal após ter sido atacada por dois galos mestiços no calçadão, na rua General Osório, Centro de Ribeirão Preto.

Segundo o boletim de ocorrência (BO), os animais são de um homem de 38 anos que estava em um bar próximo ao local do fato. O homem teria se descuidado das aves quando saiu para utilizar o banheiro.

Ainda de acordo com o BO, os galos deram bicadas nas pernas da vítima que, mesmo estando de calça jeans, ficou com ferimentos. A Polícia Civil solicitou exames médicos na vítima e registrou o fato em boletim de ocorrência.

24horasnews

Regionais : Homem violenta senhora de 52 anos e ainda cobra "indenização" em dinheiro, celular e passagem para sair de casa
Enviado por alexandre em 19/10/2017 20:53:44


COISAS ABSURDAS – Mais um caso, no mínimo inusitado. Abusada sexualmente, ameaçada de morte e extorquida, uma espécie de “indenização” pelo próprio companheiro com quem convivia, uma senhora de 52 anos, moradora do centro de Várzea Grande (Grande Cuiabá) não aguentando mais as humilhações, procurou a Polícia e o denunciou.

A vítima - nome não revelado por motivo de segurança -, esteve na Delegacia Especializada da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande, onde oficializou a denúncia contra o companheiro J.M.S.L.

Ela conta que se recusou duas vezes a manter relações sexuais com o companheiro, mas na terceira vez ela foi estuprada. Depois de violentada, ela conta ainda que foi ameaçada de morte e ele ainda exigiu R$ 2 mil para deixar a casa.

Ameaçada de morte junto com seus familiares, filhos e netos para que a vítima ficasse calada, o homem ainda exigiu um aparelho de telefone celular, dinheiro e uma passagem de ônibus para deixar a casa e viajar para Alagoas.

Mesmo assustada e com muito medo de ser morta juntos com seus familiares, a mulher resolveu procurar a Polícia e denunciar o companheiro. Policiais da Delegacia Especializada da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande já estão investigando o caso e o acusado pode ser preso a qualquer momento.

 24 Horas News

Regionais : Vereadora negociando venda de vacinas para eleitores
Enviado por alexandre em 19/10/2017 20:48:02

Vereadora negociando venda de vacinas para eleitores

NEWS 365

De acordo com detalhes publicados pelo Portal CM7, as coisas estão se complicando para a vereadora de Manaus Joana D'arc, do PR, que no momento exerce seu primeiro mandato na câmara municipal. Ela supostamente estaria, de acordo com um áudio vazado, negociando a venda de vacinas para eleitores. A vereadora aparece falando sobre o preço original da vacina e o quanto ela pretende pagar para "ajudar" o eleitor que comprar. Ela ainda fala: "a vereadora, não, não diz que foi a vereadora", tentando disfarçar que teria dedo dela naquilo.

Esse não é o primeiro escândalo envolvendo Joana, que já criou confusão com o presidente da câmara e com diversos outros colegas que também são parlamentares na capital do Amazonas. De acordo com o site, a mulher tem temperamento agressivo, passou por diversas denúncias e nem os seus assessores estão sendo poupados de toda a sua forma enérgica de trabalho.

A vereadora vem sendo acusada até por corrupção, de acordo com outra publicação do site. As denúncias vem de um ex-assessor de gabinete de Joana, que deixou o trabalho no início do ano. Ele, que pediu sigilo, afirmou que poucos meses após trabalhar com ela, solicitou exoneração pois não achava correto ter que passar parte de seu salário para a parlamrlamentar. Ela teria uma lista de esquema com os nomes de quem divide o salário, fazendo uma espécie de caixa dois para a vereadora. A esposa do rapaz fez a acusação.

Um suposto caso de nepotismo também é uma das denúncias, Joana mantém na folha de pagamento Edilene Marques Barroso, irmã dela por parte de pai. Mesmo sem ter o sobrenome, fica clara a semelhança entre as duas. Caso confirmado o laço de sangue, o caso de nepotismo é provado e ela pode encontrar problemas com a justiça, uma vez que não é permitido esse tipo de ligação na política.

O abuso de poder também é um dos problemas que estão sendo denunciados. Sameq da Silva Santiago, chefe de gabinete da vereadora Joana, trata todos com ameaças, desprezo e agressividade. Ele ainda ostenta várias fotos em redes sociais onde aparece com blocos de notas de R$ 100 jogadas sobre seu rosto, algo um tanto suspeito para alguém envolvido diretamente com política. Ele recebe metade do salário de todos no gabinete da vereadora manauara e faz questão de exibir o dinheiro conquistado nas redes sociais. Não existem detalhes sobre investigações de conduta da vereadora, mas caso haja uma busca minuciosa, ela poderá perder o mandato e até parar atrás das grades se realmente cometeu esses crimes.

(1) 2 3 4 ... 12073 »